Disciplina Curricular
Competências Transversais para a Empregabilidade CTE
Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 3_Plano 2015/16
Contextos
Grupo: 3_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 2º Ano > Optativas > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
As competências transversais são uma componente fundamental da formação, com o mercado de trabalho a identificar componentes do "saber ser" como fundamentais à integração e sucesso profissional. O objetivo desta disciplina é o de promover o desenvolvimento de competências transversais relevantes para a empregabilidade, colocando os estudantes em contacto com a abordagem aos temas dada por docentes convidados, na sua maioria quadros de empresas associados à SHARE- Associação para a Partilha do Conhecimento.
Programa
Os conteúdos são compostos por diferentes temáticas da área das competências transversais consideradas pelo mercado de trabalho como relevantes para a adaptabilidade, produtividade e sucesso laboral. Temáticas: 1 O que pensam os empregadores e a importância das soft skills na empregabilidade 2 O Processo de recrutamento e o Mercado de Trabalho 3 Portfólio de Competências (Recolha, guarda e gestão) 4 Carta de Apresentação, CV, Linkedin 5 A entrevista de selecção profissional e o marketing pessoal 6 Apresentações orais eficazes 7 Comunicação e assertividade 8 Gestão do tempo 9 Ética, Gestão por objectivos e trabalho em grupo/projectos 10 Importância da negociação: definição de objetivos pessoais e estratégias win-win 11 Gestão do stress e controlo emocional 12 Carreira Internacional: contexto e problemáticas 13 Perspectivas sobre a carreira de investigação 14 O futuro do mercado de trabalho e como perspetivá-lo face às mudanças 15 Reflexão final e integração de conteúdos.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas funcionam como uma oficina, onde cada temática curricular é abordada de uma forma teórica e prática. Pretende-se, com esta metodologia, elevar a participação de todos, gerar um debate alargado sobre temas e promover a implementação de um trabalho de colaboração no contexto de sala de aula. Avaliação: 1- Realização dos trabalhos propostos ao longo do semestre. Para obter aprovação, todos os trabalhos têm que ser entregues e a média ponderada dos mesmos deverá ser superior a 10 valores. 2- Para obterem aprovação, os alunos têm que estar presentes em cerca de 80% das aulas (o que corresponde à possibilidade de faltarem a 3 aulas). Trabalhos a serem realizados: 1- Resposta a um anuncio com envio de CV, Carta de Apresentação e Linkedin 2- Relatório Vigilância de Mercado 3- Criação de um portefólio de competências feito com base nas reflexões sobre as aulas. Deve ser entregue uma ficha de reflexão no final de cada aula.