Disciplina Curricular

Construção de Sistemas de Software CSSof

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 3_Plano 2015/16

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 3º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que o aluno adquira competências no desenho e implementação de sistemas empresariais através da aplicação de padrões, que traduzem as boas práticas de arquitetura e desenho destes sistemas. Na prática isto implica ganhar competências no desenvolvimento de sistemas concorrentes, distribuídos, construídos a partir de componentes locais ou distribuídas pela Web, e que utilizem servidores aplicacionais e de base de dados (e utilização de vários frameworks atualmente usados na construção destes sistemas). O foco da disciplina vai integralmente para a construção de software do ponto de vista da engenharia de software centrando-se no desenvolvimento alto-nível de aplicações onde, claro, se instanciam os conhecimentos aprendidos nas disciplinas que focam nos detalhes de funcionamento e implementação a baixo-nível. O foco vão ser aplicações e sistemas baseados em Java, pretendendo-se que o aluno fique a ser capaz de trabalhar com algumas das mais importantes APIs do Java SE e EE (como Java Persistence API, Java Transaction API, Dependency Injection e Web Services), e ferramentas úteis no desenvolvimento de software de larga escala (como o Git e o Maven).

Programa

Controlo de versões; Arquitetura de aplicações empresariais em camadas; Padrões de desenho da camada de negócio: Padrões de desenho da camada de persistência e persistência de objetos em sistemas relacionais; Padrões de desenho da camada de apresentação, em particular quando a apresentação é via Web; Interfaces aplicacionais via serviços web; Concorrência e distribuição; Componentes de software

Métodos de ensino e avaliação

Os conteúdos programáticos são apresentados nas aulas teóricas apelando à capacidade crítica e à discussão dos alunos e são postos em prática em aulas de sala de aula (papel e lápis) onde são propostos e resolvidos exercícios. A consolidação da matéria é conseguida através de dois projetos que a exercitam num contexto que envolve trabalho em equipa para desenvolver uma aplicação em maior escala do que os exemplos abordados nas aulas teóricas e teórico-práticas. Exame, projeto e avaliação continua.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre