Disciplina Curricular

Construção de Sistemas de Software CSSof

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 3_Plano 2015/16

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 3º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que o aluno adquira competências no desenho e implementação de sistemas em grande escala através da aplicação de padrões, que traduzem as boas práticas de arquitetura e desenho destes sistemas, e que lhes forneçam competências no desenvolvimento de sistemas concorrentes, distribuídos, construídos a partir de componentes locais ou distribuídas pela Web, e que utilizem servidores aplicacionais e de base de dados. O foco da disciplina vai integralmente para as construção de software do ponto de vista da Engenharia de Software centrando-se no desenvolvimento alto-nível de aplicações onde, claro, se instanciam os conhecimentos aprendidos nas disciplinas que focam nos detalhes de funcionamento e implementação a baixo-nível.

Programa

Arquitetura e Desenho de sistemas em grande escala; persistência de objetos em sistemas relacionais; apresentação via Web; concorrência e distribuição; componentes de software; padrões de refatorização.

Metodologia de avaliação

Os conteúdos programáticos são apresentados nas aulas teóricas apelando à capacidade crítica e à discussão dos alunos e são postos em prática em aulas de sala de aula (papel e lápis) onde são propostos e resolvidos exercícios. A consolidação da matéria é conseguida através de dois projetos que exercitam o grosso da matéria leccionada num contexto que envolve trabalho em equipa para desenvolver uma aplicação em maior escala do que os exemplos abordados nas aulas teóricas e teórico-práticas. Exame, projeto e avaliação continua.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre