Disciplina Curricular
Física Experimental FExp
Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 3_Plano 2015/16 a 2024/25
Contextos
Grupo: 3_Plano 2015/16 a 2024/25 > 1º Ciclo > 2º Ano
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Introdução à prática experimental em física na área da eletrónica. Compreender os princípios físicos em que se baseia a eletrónica, os tipos de sinais elétricos, os métodos de medição de grandezas elétricas, o registo e a análise de dados. Familiarização com aparelhos de medida de grandezas elétricas, fontes de tensão e de corrente, geradores de sinal, de conversores analógico-digitais. O enfase está centrado na compreensão do funcionamento dos dispositivos e circuitos eletrónicos, reforçando o conhecimento e saber práticos na área da tecnologia relevante para a engenharia informática, e promover compreensão da conexão do aparelho real (hardware) com o firmware ou software. Estímulo ao pensamento crítico e ao uso do método científico, e à capacidade de resolução de problemas.
Programa
Temas abordados: 1 Familiarização com equipamentos de medida e a medição de grandezas elétricas. 2 Aquisição/registo, tratamento e análise de dados, incluindo a representação gráfica das relações entre grandezas físicas, com recurso a folha de cálculo. 3 Uso de fontes de tensão/corrente, geradores de sinais e digitalizadores de sinais. 4 Tipos de sinais elétricos, contínuos (constantes) e sinais variáveis no tempo (sinais periódicos enão periódicos). 5 Estudo de componentes eletrónicos (resistência óhmica, díodo, Zener, LED, condensador, indutor e transformador). 6 Estudo circuitos elétricos usando as leis de Kirchhoff (circuitos divisores de tensão e de corrente, filtros RC e RL), incluindo as aplicações. 7 Retificação e Digitalização de sinais. 8 Transmissão de sinais eletromagnéticos em cabos coaxiais. 9 Circuitos com portas lógicas e álgebra de Boole. Circuitos combinatórios e circuitos sequenciais. 10. Pensamento crítico, método científico, e resolução de problemas.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação é constituída pelos seguintes elementos: a- Preparação das atividades laboratoriais (obrigatório). b-Desempenho nas aulas laboratoriais. c-Registo e reporte da preparação e das tarefas efetuadas no laboratório, incluindo o tratamento e análise de dados, a realizar no caderno de laboratório (obrigatório). d-Exame escrito (nota mínima: 8 valores). O exame final, com nota mínima de 8 valores, contribui com 40% da classificação final, e tem como objetivo atestar que o aluno sabe, de forma autónoma, trabalhar os conceitos que permitem compreender e interpretar o funcionamento dos dispositivos e circuitos análogos aos que que estudou experimentalmente. A Nota Final é a média ponderada: 60% da nota componente laboratorial (a+b+c) e 40% da nota do Exame (d).