Disciplina Curricular

Física Experimental FExp

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 3_Plano 2015/16

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 2º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dá-se uma introdução prática à Física Experimental em Eletrónica analógica e digital, incidindo em circuitos básicos. Obtém-se uma formação sólida nos princípios físicos desta eletrónica, conceitos sobre sinais, métodos de medição e análise de dados. O objetivo é entender o funcionamento dos aparelhos (multímetro, osciloscópio, gerador de sinal, conversor AD) e dos circuitos simples eletrónicos. Estimula-se assim a familiarização com equipamentos habituais nas infraestruturas de ID, além do entendimento da conexão do aparelho real (hardware) com o firmware ou software. Deste modo, a enfâse é na compreensão qualitativa, quantitativa e experimental do funcionamento dos aparelhos e circuitos simples, segundo modelos físicos. Por isso, desenvolvem-se competências no uso destes aparelhos, na análise de circuitos e dos conceitos que explicam o funcionamento de dispositivos mais complexos, fortalecendo o conhecimento e saber práticos para as áreas da engenharia informática ou ciência modernas

Programa

O curso envolve conceitos básicos de experimentação, princípios físicos e aplicações em Eletrónica. Está dividido numa componente teórica introdutória e numa forte parte laboratorial. Os tópicos são: 1 Análise dimensional, incertezas e análise de erros. 2 Aquisição de dados, tratamento estatístico e representação gráfica com recurso a folha de cálculo. 3 Equipamentos de medida: multímetro, osciloscópio e interfaces analógico-digitais. 4 Uso de fontes de tensão, gerador de sinais e digitalizador de sinais. 5 Conceitos de vibração e ondas: sinais periódicos. 6 Estudo de componentes básicos como: resistência óhmica, díodo, Zener, LED, condensador, indutor e transformador. 7 Estudo das Leis de Kirchhoff. O circuito divisor de tensão. 8 Circuitos simples: filtros RC, CR, RL, LR e sua utilização prática. 9 Retificação e Digitalização de sinais. 10 Transmissão de sinais electromagnéticos em cabos coaxiais. 11 Circuitos com portas lógicas e álgebra de Boole. Memórias e processamento encadeado.

Metodologia de avaliação

Nas aulas teóricas usa-se a explanação dedutiva, baseada em leis da física para modelar os circuitos ou tratar os dados. Usam-se modelos em Mathematica para demonstrar resultados complexos além de diagramas e figuras. Este material está disponível no Moodle da cadeira. As aulas práticas têm 15 alunos divididos em 5 grupos. O acompanhamento dos alunos é constante durante a realização das experiências. A avaliação é constituída pelos seguintes elementos: a- Participação efectiva em todas as aulas práticas. b- Relatórios do grupo (3 pessoas) dos trabalhos efectuados. c- Avaliação do desempenho individual no laboratório. d- Realização de dois testes escritos (ou 1 exame final). A Nota Final é a média ponderada: 60% a da parte Laboratorial e 40% dos Testes Escritos.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre