Disciplina Curricular

Laboratórios de Programação LProg

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 3_Plano 2015/16

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 1º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que o aluno seja capaz de: Aplicar os princípios e métodos básicos para o design, implementação e análise de algoritmos iterativos e recursivos de baixa e média complexidade. Construir módulos versáteis e reutilizáveis que implementem tipos de dados abstratos com interfaces e contratos bem definidos (listas ligadas, pilhas, filas, tabelas de dispersão) bem como os algoritmos associados para pesquisa, inserção e remoção de informação. Construir programas modulares recorrendo a tipos de dados abstratos. Compreender estruturas de dados complexas, como listas e árvores. Identificar exceções e garantir o tratamento adequado das mesmas.

Programa

Algoritmos, manipulação de ficheiros, uso de vetores, matrizes e outras estruturas de dados, como Listas, Pilhas, Filas e Mapas. Programas compostos de diversas classes. Uso de classes genéricas e prática de utilização da API do Java. Ordenação, uso de recursão e árvores binarias. Utilização de testes unitários. Introdução à utilização do Git e do SonarLint no Eclipse.

Métodos de ensino e avaliação

Os alunos disporão de duas semanas para praticarem a resolução de um projeto-tipo. A avaliação consistirá na implementação individual, em ambiente fechado, sem consulta, durante as aulas, de um projeto com variantes ao projeto-tipo. Nota final: média das avaliações dos projetos.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre