Disciplina Curricular
Laboratórios de Programação LProg
Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 3_Plano 2015/16
Contextos
Grupo: 3_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 1º Ano
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objetivo da disciplina de Laboratórios de Programação (LabP) é facultar aos alunos do primeiro ano da LEI as ferramentas e orientações essenciais para o desenvolvimento eficaz de código, tanto a nível estrutural, como no aprimoramento do raciocínio algorítmico. Esta experiência é estruturante no ensino da programação na licenciatura, articulando-se fundamentalmente com duas disciplinas cruciais: Introdução à Programação (IP) [1º ano, 1º semestre] e Algoritmos e Estruturas de Dados (AED) [1º ano, 2º semestre].
Programa
Algoritmos, manipulação de ficheiros, uso de vetores, matrizes e outras estruturas de dados, como Listas, Pilhas, Filas e Mapas. Programas compostos de diversas classes. Uso de classes genéricas e prática de utilização da API do Java. Ordenação, uso de recursão e árvores binarias. Utilização de testes unitários. Introdução à utilização do Git e do SonarLint no Eclipse.
Métodos de ensino e avaliação
Assiduidade obrigatória a 2/3 das aulas. Prática de programação através da realização de 5 projetos individuais, publicados com uma semana de antecedência. Implementação dos projetos de forma autónoma, com acompanhamento nas aulas práticas, em laboratório. Avaliação da solução entregue ponderada por teste de aferição sem consulta, a realizar na semana seguinte à entrega, durante a aula. Nota final: média das avaliações dos projetos.