Disciplina Curricular

Introdução à Programação IPro

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 3_Plano 2015/16

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 1º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os principais objectivos da disciplina são familiarizar o aluno com o paradigma de programação imperativa e o pensamento algorítmico/computational. Outro objetivo importante é familiarizar o aluno com os aspetos mais simples da programação centrada em objetos. Mais concretamente, pretende-se que o aluno no final do semestre seja capaz de: * Desenvolver pequenos programas imperativos para resolver problemas simples de programação.* Implementar estruturas de dados simples através de classes.* Utilizar classes fornecidas por terceiros para desenvolver programas mais complexos.* Tirar proveito da biblioteca standard do Java, nomeadamente das classes Math, String, StringBuilder, Scanner, Random.* Aplicar métodos de programação em larga escala, nomeadamente abstração procedimental e abstração de dados.

Programa

Os tópicos abordados na disciplina incluem: algoritmo e linguagem de programação; memória e tipos de dados; abstração procedimental; controlo de execução (instruções básicas, condicionais e repetitivas); classe, objeto, método, atributo; asserções e contratos; exceções; entrada e saída de dados através do standard input e output e através de ficheiros.

Metodologia de avaliação

A metodologia descrita tem por objetivo tornar o aluno capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos a desenvolver programas numa linguagem orientada a objetos (Java), encontrar uma solução para um dado problema, aplicando métodos de programação em larga escala, reutilizando a biblioteca standard do Java e criando as suas próprias classes. Exame, projeto e avaliação continua.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre