Disciplina Curricular

Interfaces Pessoa-Máquina IP-Mma

Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática - 3_Plano 2015/16

Contextos

Grupo: 3_Plano 2015/16 > 1º Ciclo > 2º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Apresentar os conceitos fundamentais da comunicação entre pessoas e máquinas. Apresentar e sistematizar as tecnologias e estilos de interação. Ensinar os métodos, princípios e técnicas de análise e design de sistemas interativos, com ênfase nos mecanismos de avaliação de usabilidade e no ciclo iterativo.

Programa

Introdução: O que é a interação pessoa máquina, usabilidade e os seus diferentes aspetos;  Design Centrado no Utilizador: Ciclo iterativo, Levantamento de Requisitos e Análise de Utilizadores e Tarefas;  Recolha de Dados: Técnicas de recolha de dados (questionários, entrevistas observação, etc.); Cenários de utilização Fatores Humanos: Perceção e Representação; Atenção e Memória; Princípios de Design e Usabilidade: Modelo Conceptual, metáforas e modelo mental; Princípios de design de Norman; Heurísticas de Nielsen; Design Gráfico: Princípios de desenho de ecrãs; Utilização da cor; Tipografia; Escrita de mensagens; Tecnologias: Estilos de Interação; Dispositivos de Interação Prototipagem: Definição de protótipos; Tipos e características de protótipos; Criação de protótipos de papel; Avaliação: Avaliação Preditiva; Avaliação Heurística; Avaliação com Utilizadores; Dados de Utilização; Tratamento estatístico dos dados; Interfaces para dispositivos móveis; Design de Websites;

Metodologia de avaliação

Aulas teóricas de exposição de matéria e análise de casos práticos. Aulas teórico-práticas para aplicação da metodologia de desenvolvimento centrado no utilizador e para realização do projeto. Avaliação: Projeto, Exame, Trabalho nas aulas teórico-práticas

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre