2024/2025

Objetivos

Este curso é parte integrante da formação inicial de professores e habilita para o exercício profissional da docência no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário no domínio do ensino de Física e Química, em conformidade com as disposições legais em vigor (Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio). A estrutura curricular do curso, integrando as componentes de formação identificadas no citado diploma legal, decorre dos seguintes princípios, que orientam a formação científico-profissional dos professores destes níveis de ensino:

. Exigência de uma formação sólida quer na sua área de especialidade, quer a nível educacional geral e didático.
. Relevância da prática profissional, necessariamente articulada com a formação da especialidade, da formação educacional geral e didática e com a iniciação às metodologias de investigação educacional, supervisionada por um docente universitário e por um orientador da escola cooperante. Assim, a prática profissional é introduzida desde o 1.º semestre, aumentando de peso nos 2.º, 3.º e 4.º semestres, incidindo preferencialmente em turmas de todos os ciclos de escolaridade considerados.
. Necessidade de desenvolver a capacidade reflexiva e crítica dos futuros professores de forma a contribuir para a sua formação como profissionais responsáveis, autónomos e eticamente exigentes, capazes de refletirem eficazmente sobre a sua prática profissional.
. Domínio das metodologias e técnicas de investigação educacional, demonstrado através da elaboração de um relatório de estágio, realizado sob orientação e avaliado por um júri, em provas públicas.

Competências: Habilitação para o exercício da docência, a nível de 3.º ciclo do ensino básico e secundário. Desenvolvimento de prática profissional articulada com a formação científica, a formação educacional geral e a didática. Promoção da capacidade reflexiva e crítica dos futuros professores, bem como do domínio das metodologias e técnicas de investigação educacional, aplicadas ao ensino-aprendizagem da física e química.

Saídas Profissionais

Escolas do ensino básico e secundário | Instituições de ensino e formação, nos domínios do ensino da física e da química.

Regime de Funcionamento

Curso ministrado em conjunto com o Instituto de Educação - Universidade de Lisboa.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores