2017/2018

Objetivos

O mercado de trabalho tem vindo a registar uma procura cada vez maior de especialistas em estatística aplicada. Os estudos de opinião e de mercado, sondagens, fluxo de informação na administração, aperfeiçoamento e controlo de qualidade das estatísticas oficiais, a nível nacional e europeu, abriram um vasto leque de necessidades de recursos humanos na área de Estatística Aplicada.

A competitividade do setor terciário, muito estimulada pela privatização seguida de abertura de mercados mais vastos, obrigou a fortes investimentos no controlo dos riscos e na área de Consumer Relationship Management, com métodos de análise estatística inteligente, capazes de manejar, gerir e analisar grandes quantidades de informação.

A Licenciatura em Estatística Aplicada, cujo eixo é a recolha/produção de dados, sua análise e interpretação, visa a formação de profissionais para empresas de sondagens e de estudos de mercado, para a administração central e local, gestão de informação em órgãos de comunicação social e partidos políticos, empresas de médio ou grande porte.

Competências: Recolha, análise e interpretação de dados. Utilização de fontes de informação e software estatístico. Estudos de opinião e de mercado, sondagens. Aperfeiçoamento e controlo de qualidade das estatísticas (a nível nacional e europeu). Gestão e análise de grandes quantidades de informação.

Saídas Profissionais

Empresas de sondagens e de estudos de mercado | Órgãos de comunicação social e partidos políticos | Empresas do sector da banca e seguros | Instituições hospitalares | Instituições de ensino superior e de investigação | Instituições públicas.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Margarida Maria Teixeira Diniz Mendes Leal
mmleal@fc.ul.pt