Disciplina Curricular
Conceitos Fundamentais de Estatística CFE
Licenciatura Bolonha em Estatística Aplicada - 5_Plano 2015/16 a 2021/22
Contextos
Grupo: 5_Plano 2015/16 a 2021/22 > 1º Ciclo > -
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objectivo é fornecer aos alunos conhecimentos básicos de probabilidade que sirvam de base aos conhecimentos que deverão adquirir nas restantes disciplinas do curso. Os alunos devem adquirir agilidade na identificação e manuseamento dos modelos probabilísticos que se ensinam. Simultaneamente pretende-se que se apercebam de que a teoria estatística não é apenas uma coleção de tópicos mais ou menos relacionados, mas sim uma teoria de informação tendo sempre por objetivo final a inferência. Deverão também conseguir tomar consciência da importância da teoria na resolução de problemas práticos da vida real, bem como da imprescindibilidade da estatística em qualquer trabalho de investigação científica.
Programa
Noções básicas: o que é Estatística (estatística descritiva, probabilidade e inferência estatística) e para que serve; definição de população e de amostra. Probabilidade: definições, axiomática e propriedades da probabilidade, probabilidade condicional, acontecimentos independentes, teorema de Bayes. Caracterização de modelos probabilísticos: função de distribuição, função massa de probabilidade, função densidade de probabilidade; características populacionais. Modelos probabilísticos discretos: uniforme em n pontos, binomial, geométrico, binomial negativo, Poisson e hipergeométrico. Modelos probabilísticos contínuos: uniforme, exponencial, normal, t-Student e qui-quadrado. Par aleatório discreto. Distribuição de amostragem da média. Alguns resultados limite (teorema do limite central).
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas onde é exposta a matéria e aulas teórico-práticas onde são resolvidos problemas propostos de acordo com a matéria teórica leccionada. A avaliação é efectuada através de avaliação periódica e/ou avaliação final. Avaliação periódica: Consta de avaliação feita durante as aulas práticas e realização de 2 testes, um a meio e outro no fim do semestre, sendo a nota final igual à média aritmética das notas obtidas nos 2 testes. Os alunos que obtenham nota final superior ou igual a 9.5 ficarão aprovados. Avaliação final: exames finais para os alunos que não obtiveram aprovação na avaliação periódica.