Avaliação da Qualidade em Saúde AQS

Mestrado Bolonha em Estatística e Investigação Operacional - 0_MEIO 2011/12

- Aquisição de know-how na área de Controlo de Qualidade e Gestão em cuidados de saúde. Aspectos estatísticos da produção de produtos farmacêuticos e de dispositivos médicos. Estudo de ferramentas científicas que tornem os processos de desenvolvimento de produtos mais eficientes e eficazes; - Análise dos mecanismos da farmacovigilância e do Sistema Nacional de Vigilância dos Dispositivos Médicos, de forma a permitir o desenvolvimento de ideias criativas para melhorar os equipamentos médicos e/ou composição de medicamentos; - Métricas para avaliar a qualidade de vida: QALY e DALY. Limitações. Estudo de indicadores inovadores e sustentáveis ??para medir rigorosamente a qualidade da saúde dos Cidadãos Europeus; - Avaliação crítica da eficácia de um questionário em saúde. Análise de dados obtidos neste contexto. Desenvolvimento de capacidades criativas para explorar soluções de negócios que permitam colmatar os principais problemas identificados através dos questionários de saúde.

As aulas baseiam-se em desafios de cuidados de saúde da vida real, de forma a encontrar fundamentos científicos para responder aos desafios societais. Os métodos de ensino incluem quer aulas Teórico-Práticas, quer workshops onde os alunos são chamados a intervir e a participar activamente em discussões, casos práticos e/ou exercícios. Poderão realizar-se, também, seminários apresentados por profissionais da área da saúde. Uma preparação anterior à aula é da máxima importância. Serão estimulados grupos de trabalho de diferentes áreas e nacionalidades. Esta abordagem permite criar e difundir conhecimento e competências de uma forma mais eficiente. A avaliação da unidade curricular é realizada através de trabalhos individuais e de grupo, a decorrer durante o período lectivo. Após a elaboração de cada trabalho, o aluno faz uma apresentação oral e entrega o respectivo relatório.

2017/2018 - 1 Semestre