Disciplina Curricular

Gestão e Controlo de Qualidade GCQ

Mestrado Bolonha em Estatística e Investigação Operacional - 1_MEIO 2018/19

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta cadeira visa fornecer aos alunos conhecimentos relativos à Gestão e Controlo da Qualidade. Os alunos devem ficar a conhecer os métodos de controlo da qualidade em linha de produção e a saber delinear vários tipos de cartas de controlo. Será também abordado o problema da Amostragem de Aceitação e da Fiabilidade. Finalmente, são apresentados alguns  sistemas de Gestão da Qualidade.

Programa

1. Introdução. 2. Controlo Estatístico de Processos 3. Amostragem de aceitação 4. Fiabilidade 5. Tópicos adicionais

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas, com exposição da matéria e apresentação de exemplos. Aulas teórico-práticas com resolução de exercícios e aulas práticas em laboratório de computadores, onde os alunos usam algumas facilidades dos pacotes estatísticos, na área de Controlo de Qualidade.Avaliação continua. Trabalho opcional. Exame final.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre