Redes, Telecomunicações e Transportes RTT

Mestrado Bolonha em Estatística e Investigação Operacional - 1_MEIO 2018/19

Contextos

Grupo: 1_MEIO 2018/19 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialização > Investigação Operacional > 742_Mestrado em EIO - Opção 4

Período:

Grupo: 1_MEIO 2018/19 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialização > Estatística > 742_Mestrado em EIO - Opção 4

Período:

Grupo: 1_MEIO 2018/19 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Especialização > Estatística e Investigação Operacional > 742_Mestrado em EIO - Opção 4

Período:

Pretende-se que os alunos obtenham uma visão geral de problemas que possam ser representados em redes, em particular problemas que surgem nas áreas de telecomunicações (desenho, dimensionamento e engenharia de tráfego) e de transportes (escalonamento de viaturas e de pessoal). Pretende-se também que os alunos dominem e aprendam a modelar os problemas propostos, utilizando técnicas e modelos de Investigação Operacional adequados.

1. Introdução às Redes de Telecomunicações e de Transportes. 2. Redes de Telecomunicações: 2.1. Desenho de Redes com Custos Fixos e sem Capacidades. 2.2. Dimensionamento de Redes com Custos Fixos e Capacidades. 2.3. Dimensionamento de Redes com Custos Modulares (com/sem capacidades). 2.4. Desenho de Redes com Percursos Disjuntos. 2.5. Engenharia de Tráfego de Redes de Telecomunicações. 3. Redes de Transportes: 3.1. Escalonamento de viaturas. 3.2. Escalonamento de pessoal.

Aulas Teóricas e Teorico-práticas. A disciplina é leccionada por módulos. Em todos os módulos, os conceitos, modelos e técnicas são apresentados nas aulas teóricas e nas aulas teórico práticas são propostos vários exercícios para os alunos resolverem.Os alunos serão avaliados por um trabalho de avaliação final que consiste em formular um ou mais problemas, resolvê-lo(s) através de técnicas de Programação Linear Inteira. Pretende-se também que o trabalho envolva a análise de diversos cenários.

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre