Modelação e Otimização Estocástica MOE

Mestrado Bolonha em Estatística e Investigação Operacional - 0_MEIO 2011/12

Introdução de diversos modelos estocásticos e de optimização estocástica com um elevado espectro de aplicabilidade ou que podem ser utilizados como ponto de partida para o desenvolvimento de modelos mais complexos e adequados aos problemas que surgem na prática. Com esta disciplina, o aluno deverá ser capaz de identificar as situações práticas que suscitam a utilização dos modelos estudados e devem ser capazes de utilizar algumas técnicas elementares para o manuseamento desses modelos.

1.Revisão de Cadeias de Markov. 2.Modelação com cadeias de Markov. 3.Introdução à decisão estatística 4. Teoria da Decisão 5. Processos de decisão Markovianos 6. Programação Estocástica

As metodologias de ensino serão adaptadas à tecnologia existente. A plataforma Moodle será usada na sua máxima extensão não só como meio privilegiado de comunicação com os alunos mas também como meio de avaliação. Os meios audiovisuais e computacionais disponíveis nos laboratórios do Departamento serão intensamente explorados.Exame final.

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre