Redes e Telecomunicações RT

Mestrado Bolonha em Estatística e Investigação Operacional - 0_MEIO 2011/12

Pretende-se que os alunos tenham uma visão geral de problemas de desenho, dimensionamento e de engenharia de tráfego no âmbito das redes de telecomunicações. Pretende-se também que os alunos dominem e saibam modelar problemas usando modelos adequados de Programação Linear Inteira.

1. Introdução às Redes de Telecomunicações. 2. Problema de Desenho de Redes com Custos Fixos e sem Capacidades.  3. Problema de Dimensionamento de Redes com Custos Fixos e Capacidades. 4. Problema de Dimensionamento de Redes com Custos Modulares (com/sem capacidades).  5. Problema de Desenho de Redes com Percursos Disjuntos.  6. Problemas de Engenharia de Tráfego de Redes de Telecomunicações.  7. Problema de Desenho de Redes com Restrições de Salto.

Aulas Teóricas e Teorico-prácticas. Um trabalho de avaliação final que consiste em formular um ou mais problemas, resolve-los através de técnicas de Programação Linear Inteira. Pretende-se também que o trabalho envolva a análise de diversos cenários.

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre