2022/2023
Objetivos
Atenção: Curso em processo de
extinção
O Programa tem por objetivo compreender a natureza, alcance e limites do conhecimento científico à luz dos seus mais icónicos resultados (materiais e ideais). São esses factos do conhecimento verdadeiro que convocam as grandes tradições da filosofia da ciência contemporânea, desde os modelos mais formalizados – que explicam a ciência pela análise dos seus procedimentos lógicos – às aproximações fenomenológicas, orientadas para a descrição das formas de consciência científica, incluindo as ciências cognitivas. Em paralelo, graças à colaboração de especialistas das áreas jurídica, biomédica, sociológica, tecnológica e artística, o Programa procura pensar dimensões não diretamente cognitivas da ciência – como as que dizem respeito aos modos de existência das comunidades científicas, ou às formas de racionalidade em contextos de argumentação processual ou de diálogo clínico – e, simetricamente, dimensões cognitivas das artes e das tecnologias, onde a verdade se materializa em artefactos e em instrumentos.
O Programa visa a formação de especialistas em Filosofia da Ciência que venham a contribuir, tanto no plano teórico, como técnico ou artístico, para o desenvolvimento das várias formas de conhecimento científico, assim como para o aprofundamento da consciência crítica acerca dos efeitos da ciência e da tecnologia sobre a nossa condição de humanos sempre inacabados.
Especialidades:
. Arte e Ciência;
. Bioética;
. Ciência e Sociedade;
. Filosofia da Tecnologia;
. Lógica e Filosofia da Ciência.
. Bioética;
. Ciência e Sociedade;
. Filosofia da Tecnologia;
. Lógica e Filosofia da Ciência.
Regime de Funcionamento
Curso ministrado em conjunto pela Faculdade de Belas-Artes, Faculdade de Ciências, Faculdade de Direito, Faculdade de Letras, Instituto de Ciências Sociais e Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.
Propinas
Consultar valores aqui.