Disciplina Curricular

Epistemologia Epi

Doutoramento Bolonha em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade - 0_Plano Atual

Contextos

Grupo: 0_Plano Atual > 3º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Filosofia da Tecnologia

Período:

Grupo: 0_Plano Atual > 3º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Bioética

Período:

Grupo: 0_Plano Atual > 3º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Arte e Ciência

Período:

Grupo: 0_Plano Atual > 3º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Lógica e Filosofia da Ciência

Período:

Grupo: 0_Plano Atual > 3º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Ciência e Sociedade

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

− Compreender o âmbito e alcance do conceito de epistemologia e as suas relaçõescom o conceito limítrofe de filosofia da ciência− Compreender a diversidade de orientações que atravessa o campo daepistemologia, tanto em termos históricos, como na nossa contemporaneidade− Compreender os problemas gnosiológicos fundamentais que se colocam aoconhecimento científico− Estudar comparativamente duas fundamentais filosofias do conhecimento (Leibnize Kant) e avaliar o alcance da sua oposição, tanto na ciência moderna como naciência contemporânea− Estudar comparativamente duas importantes teorias epistemológicas do século XX(Popper e Kuhn)− Compreender as clivagens epistemológicas entre as ciências da natureza, asciências da vida e as ciências humanas e discutir a sua pertinência.− Compreender a difícil constituição do humano como objecto científico− Compreender os contributos das ciências humanas para uma teoria doconhecimento científico

Programa

Epistemologia e Filosofia da Ciência. Grandes categorias epistemológicas.Fundamentos ontológicos e antropológicos do conhecimento. Problemas do conhecimento, seus diversos níveis: genético, metafísico e crítico.Leibniz. Percepção e apercepção. Representação e expressão. O exemplo da Matemática. As virtudes do simbolismo.A revolução Kantiana. Crítica do Conhecimento. As formas a priori na sua função cognitiva. As três ideias e a tentação metafísica.Popper. Demarcação e crítica à indução. Falsificação, teoria e conjectura. Função reguladora do conceito de verdade. Conhecimento objectivo. Os 3 mundos.Kuhn. Paradigma, ciência normal e revolução científica. Incomensurabilidade dos paradigmas e não-cumulativismo. Tradição, inovação e heurística.Epistemologia das ciências humanas (CH).Pluralidade de modelos.O estatuto da teoria em CH. Probabilidade, caos, predição do futuro. Aporias fundadoras das CH: singular e universal, natureza e cultura, inconsciente e consciência, explicar e interpretar

Métodos de ensino e avaliação

Ensino expositivo, com apresentações em PowerPoint, dos conceitos fundamentais da epistemologia e das linhas mestras do pensamento dos autores em estudo. A exposição será complementada com o comentário de textos seleccionados e previamente indicados de forma a que os alunos os possam conhecer com antecedência relativamente a cada aula.  Em paralelo às aulas, os docentes acompanharão os alunos em leituras guiadas da bibliografia fundamental.Os alunos serão avaliados através de um trabalho escrito (70%) e por uma exposição oral (30%). O tema do trabalho deve ser escolhido em acordo com o docente. O aluno devera apresentar uma proposta a ser discutida e eventualmente aceite pelo docente. O trabalho deverá ser apresentado e discutido no seminário permanente de doutoramento.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre