Disciplina Curricular

Cibercultura e as Imagens do Futuro CIF

Doutoramento Bolonha em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade - 0_Plano Atual

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular tem como objectivo principal despertar, estimular e preparar conceptualmente os alunos para a problemática da Cibercultura, caracterizada pela naturalização dos dispositivos tecnológicos de matriz digital e pela contaminação da formalização do discurso comunicacional da ciência, da arte e da tecnologia. São objectivos específicos desta unidade: - conhecer a história da cibernética - repensar o homem como animal tecnológico - pensar a Cibercultura entendida como alucinação consensual - compreender a concepção do corpo humano como organismo natural finalizado - caracterizar a comunicação da experiência mediada por dispositivos tecnológicos - identificar os elementos da globalização imagética - compreender as novas formas de representação da ideografia dinâmica - analisar o sonho da máquina e a noção da fábrica do olhar - investigar novos processos de narratividade - descrever a Cibercultura, o ciberespaço e a ciber-existência - examinar a perspectiva do eu múltiplo

Programa

Mito e técnica. Inscrições da experiência na linguagem. Relação objeto técnico e obra de arte. A tecnociência no horizonte ético e estético contemporâneo. Destino metafísico da tecnologia. Pensamento Imagem. Diagramas, ideografia, imagética do pós-pensamento. A reprodutibilidade copy-paste. Estetização dos conteúdos científicos. Pós-pensamento e privatização das tecnologias intelectuais. Pós-globalização e cibercracias. Corpo obsoleto. Corpo colonizado tecnicamente e apologia do homem sem qualidades. Fábrica do olhar. Tempo-espaço ahistórico da Cibercultura. Corpo humano melhorado tecnologicamente (biónica e biocad). Cibercultura e futuro. Solvência e coagulação rizomática. High tech-low life, sedentarização e nomadização. Novas visibilidades e legibilidades: Hipertexto, axis mundi da Cibercultura, New Dimension. Coletivo inteligente planetário e cultura de massas individual. Terceiro hemisfério cerebral: contributo das tribos e territórios virtuais. Eu múltiplo e motores imagéticos. Metodologia de ensino No espaço físico da aula será utilizado maioritariamente o discurso presencial oral, recorrendo-se, sempre que possível, a múltiplos materiais, como sejam os powerpoints, sites, suportes digitais de vária natureza, vídeos e filmes. Serão também fornecidos textos de apoio em suporte de papel quando se considerar pertinente. Fora do espaço convencional da aula, pretende-se potenciar os conteúdos programáticos através de visitas de estudo a laboratórios, centros de investigação, exposições, museus e conferências.

Métodos de ensino e avaliação

O registo de presenças que contará (10%), a realização de uma monografia em suporte de papel e digital (65%), da qual será antecipadamente fornecida estrutura e por último a exposição e discussão presencial oral da monografia no Seminário Permanente de Doutoramento (25%).

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre