Disciplina Curricular

Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia ESCTec

Doutoramento Bolonha em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade - 0_Plano Atual

Contextos

Grupo: 0_Plano Atual > 3º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Ciência e Sociedade

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade tem os seguintes "objectivos de aprendizagem" (OA): OA 1 – evidenciar a relevância da ciência e da tecnologia em todos os domínios da vida nas sociedades contemporâneas, desde a economia à política, passando pela modelação das formas de vida e do nosso imaginário, e pelo condicionamento das necessidades e expectativas do ser humano; OA 2 – apresentar, de forma analítica e crítica, as principais teorias e conceitos do campo dos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia, bem como as representações/imagens de tecnologia que se foram estruturando; OA 3 – reflectir sobre a emergência do conceito de tecnociência e sua relação com o mercado, a inovação e a avaliação dos artefactos e infraestruturas, mostrando que as nossas acções são sempre co-acções técnico-humanas, com potenciais consequências no ambiente, na saúde pública e na esfera dos valores; AO 4 – dar a conhecer estudos de caso relevantes de escopo nacional e/ou internacional.

Programa

A unidade curricular está organizada em sete "unidades de aprendizagem" (UA): UA 1 - A relevância da ciência e da tecnologia no mundo moderno UA 2 - O background histórico e filosófico UA 3 - As principais correntes nos estudos sociais de ciência e tecnologia a. As correntes europeias b. As correntes americanas UA 4 - As imagens da tecnologia a. Imagem intelectualista c. Imagem artefactual d. Imagens prometeicas e fáusticas e. Tecnologia autónoma f. Determinismo tecnológico UA 5 - Tecnociência a. Emergência do conceito e definições b. Tecnociência e mercado c. Inovação tecnocientífica d. Construção de artefactos e. Avaliação das tecnologias/tecnociências UA 6 - Tecnociência, ecologia e fins humanos UA 7 - Estudos de caso a. Infraestruturas técnicas b. Risco tecnológico e ambiente c. Biotecnologia e OGM d. A questão energética e. Tecnologias da informação

Métodos de ensino e avaliação

A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas e sessões de seminário. As primeiras incluem a exposição de conceitos e teorias. As segundas destinam-se à apresentação dos trabalhos individuais realizados pelos doutorandos, seguidos de discussão na turma. A realização dos trabalhos efectua-se fora da sala de aula.Avaliação ao longo do semestre:- trabalhos individuais (100%)

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre