Disciplina Curricular

Arte e Ciência: Representação e Produção do Real AC-RPR

Doutoramento Bolonha em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade - 0_Plano Atual

Contextos

Grupo: 0_Plano Atual > 3º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Arte e Ciência

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Identificar e questionar as articulações e complementaridades entre arte e ciência, os seus possíveis cruzamentos e os seus afastamentos decisivos. - Compreender as modalidades e funções da imagem na arte e na ciência e a sua importância enquanto dispositivo de representação e produção de saber. - Interrogar o conceito de performatividade nas artes e na ciência em algumas das suas manifestações contemporâneas. - Conhecer os momentos fundamentais da relação entre arte e ciência, estudando alguns exemplos paradigmáticos a partir de várias formas de expressão artística (como a pintura, a fotografia, a literatura, o teatro e as artes performativas) e de varias ciências (como a matemática, a física, a química, as ciências da natureza e a anatomia). - Avaliar a relevância de algumas estratégias das artes performativas para o entendimento da relação corpo- imaginação-acção. - Pensar o sentido da profunda transforação

Programa

1. Interferências da arte e da ciência Invenção, descoberta e criação em arte e ciência O antigo e o novo em arte e ciência Belo e verdade. Sublime e verosímil Técnica e poética do mundo natural - ciência e arte entre o virtual e o artificial 2. A imagem como dispositivo de representação e produção de conhecimento O papel da imagem na arte. Heurística da imagem em ciência. 3. Estudos de caso A invenção do teatro, da ciência e da filosofia na Grécia clássica Pintura e perspectiva na arte e ciência renascentista Pintura e teorias da luz. O impressionismo Pavimentação e matemática. Cristais, simetria e repetição de padrões Arte e física do movimento. Duchamp e a ultrapassagem do cubismo. A escultura cinética de Naum Gabo e Pevsner. A pop arte e as máquinas de Tinguely Fotografia e química. A química no advento da fotografia e a passagem para a fotografia científica Experiência do actor, do espectador e do cientista 4. Sciarte4 Discussão de trabalhos significativos em bioarte, tech-art e nano-art

Métodos de ensino e avaliação

Ensino expositivo, com apresentações em PowerPoint, pequenos vídeos, filmes e debates. Dentro das disponibilidades, ir-se-ão promover aulas fora do espaço da faculdade como visitas guiadas a exposições, idas a espectáculos, museus, laboratórios, etc., que se adeqúem a domínios programáticos específicos. Os alunos serão avaliados através de uma monografia (70%) e da exposição oral (30%) e discussão da mesma.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre