2017/2018

Objetivos

O 3.º Ciclo em Física tem como objetivo formar profissionais com a capacidade de realizar investigação original e autónoma numa área da Física fundamental ou aplicada, através da aquisição de competências e dos métodos de investigação dessa área, contribuindo simultaneamente para o progresso científico, em contexto académico ou profissional. Os objetivos gerais deste programa são especificamente:

. Dar aos estudantes uma compreensão geral dos fundamentos e métodos de investigação em Física;
. Dar competências para aplicação e desenvolvimento de métodos de investigação em Física fundamental e aplicada, numa área específica;
. Dar a formação necessária para a modelação, experimentação e/ou computação e conduzir à execução de trabalho original, crítico e criativo numa área da Física;
. Dar experiência de trabalho de grupo e interação com Físicos profissionais;
. Dar competência para a realização de trabalho de investigação autónomo de qualidade, de acordo com padrões internacionais, passível de ser apresentado em conferências internacionais e sobretudo de ser publicado em revistas internacionais de qualidade reconhecida.

Com este programa de Doutoramento pretende-se, em concreto, dar uma formação avançada em investigação nas diferentes áreas da Física, fundamental e aplicada, mais ativas no Departamento. Assim, este programa de Doutoramento está especialmente adaptado para dar formação nas áreas de Física da Matéria Condensada, Física Estatística, Física Nuclear, Física de Partículas, Física Atómica, Física Ambiental. e Física dos Fenómenos Planetários. Em cada um destes domínios, o trabalho de investigação pode incidir particularmente nas componentes de desenvolvimento teórico, desenvolvimento de instrumentos para o estudo experimental, elaboração de modelos e simulações computacionais ou na observação, redução e análise de dados.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores