2022/2023

Objetivos

Observação: Novo ciclo de estudos acreditado pela A3ES, para substituição dos Mestrados na área da Geologia com 90 ECTS. O novo Mestrado em Geologia tem a duração de 2 anos (120 ECTS).


Este Mestrado de 120 ECTS visa formar profissionais de Geologia capacitados para ajustar a sua ação à evolução do conhecimento, das tecnologias e das necessidades da Sociedade. O plano curricular inclui percursos de ensino-aprendizagem coerentes e flexíveis que conjugam equilibradamente: i) componentes nucleares transversais, complementando a formação-base que habilita ao exercício da profissão em contextos abrangentes e competitivos de mercado de trabalho; ii) abordagens avançadas específicas que diferenciam opções especializadas e projetam potenciais vocações científicas e profissionais; e iii) análises que valorizam perspetivas e/ou metodologias inovadoras em diferentes domínios da Geologia e/ou interfaces inter-transdisciplinares, abrindo novas fronteiras do Conhecimento.

Competências: Análise integrada e multi-escala (espaço e tempo) da constituição, organização e dinâmica dos sistemas geológicos. Reconhecimento das implicações e aplicações do saber geológico, observando a sua relevância social e económica. Caracterização e interpretação dos processos e produtos geológicos, incluindo abordagens quantitativas aos processos geológicos e de interface com outras áreas do Saber.

Áreas de Especialização:

. Geodinâmica e Recursos Geológicos;
. Paleoambientes e Mudanças Globais;
. Geologia Aplicada e Ambiental.

Saídas Profissionais

Empresas e instituições públicas do sector da exploração, extração e gestão de recursos geológicos, hidrogeológicos e energéticos, geotecnia, avaliação e minimização de impactes e riscos e ordenamento do território | Instituições de ensino superior e de investigação | Instituições da Administração Local e Central | Entidades de Conservação da Natureza e Património Geológico.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Rui Pires de Matos Taborda