Disciplina Curricular
Mineralogia e Cristaloquímica MCri
Mestrado Bolonha em Geologia - 0_Plano 2007/08 (90 ects)
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina de Mineralogia e Cristaloquímica destina-se a consolidar e aprofundar os conhecimentos dos estudantes de pós-graduação nestas matérias, dando particular ênfase ao estudo de alguns grupos de minerais particularmente relevantes e ao estudo de processos estruturais que ocorrem durante o reequilíbrio químico e/ou térmico em vários minerais . Os estudantes deverão também adquirir uma noção, ainda que elementar, das técnicas apropriadas para determinados estudos mineralógicos em função do objectivo dos mesmos. Espera-se que os estudantes sejam capazes de compreender de que forma os conhecimentos adquiridos através deste programa de Mineralogia e de Cristaloquímica poderão ser utilizados em contextos mais vastos, nomeadamente no âmbito da Petrologia, da Geoquímica e mesmo da Geologia Estrutural e Tectónica, permitindo aos estudantes uma melhor compreensão e interpretação desses processos.
Programa
O programa proposto compreende 5 temáticas principais, que se listam abaixo: 1 - Cálculo de fórmulas estruturais: princípios e problemas Exemplos práticos: cálculo das fórmulas estruturais de granadas, anfíbolas, clorites, serpentina e talco 2 - Soluções-sólidas e Exsoluções: causas e significado Exemplos práticos: exsoluções em feldspatos, em piroxenas, em espinelas e em sulfuretos. 3 - Feldspatos: estados estruturais e sua determinação através de DRX 4 - Filo-silicatos: estudos estruturais por DRX (micas; clorites; serpentinas; talco) 5 – Deformação cristalina: 5.1. Influência dos defeitos pontuais e dos defeitos lineares no comportamento estrutural dos minerais 5.2. Maclas em feldspatos e carbonatos: seu significado e identificação 5.3. Mecanismos de recristalização, subgranulação, cataclase, etc 5.4. Estudos de EBSD: mapeamento de concentração de deformação Temas Opcionais (a seleccionar apenas um): 6 – Zeólitos: características estruturais e composicionais; aplicações 7 – Biomineralizações: formação e importância paleoambiental e paleostratigráfica 8 – Cor nos minerais: a teoria do campo cristalino e a teoria das orbitais moleculares 9 – Tema ou temas adicional(ais) proposto(s) pelos alunos
Métodos de ensino e avaliação
As aulas serão dadas em regime tutorial, com encontros quinzenais para discussão dos vários temas de estudo e para realização de trabalho prático pertinente para os mesmos, nomeadamente observação petrográfica e leitura de difractogramas de raios-X para identificação de fases minerais. A avaliação terá duas componentes de "trabalho autónomo": - Breve relatório escrito sobre alguns aspectos específicos de cada um dos 5 temas obrigatórios do Programa (com cotação máxima de 15 valores). - Exame final escrito, ou trabalho escrito e apresentação oral sobre um dos temas opcionais, escolhido por cada aluno (com cotação máxima de 5 valores).