Disciplina Curricular
Bacias Sedimentares BSedi
Mestrado Bolonha em Geologia - 0_Plano 2007/08 (90 ects)
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre as bacias sedimentares como expressão de contextos geotectónicos, climáticos e eustáticos. Apreender a importância desta temática no que respeita à pesquisa e exploração de recursos naturais, aos riscos geológicos e à compreensão dos Processos Globais. Ganhar aptidão na aplicação de métodos diversificados de análise de bacias a diferentes escalas e saber escolher os métodos adequados a diferentes casos e objectivos de estudo. Saber integrar os conhecimentos teóricos e metodológicos sobre aspectos diversos da dinâmica das bacias e dos sistemas sedimentares. Compreender as diferentes linhas de investigação científica e de actividade profissional que as matérias leccionadas permitem desenvolver. Preparar os formandos para a prática geral dos trabalhos de investigação científica e apresentação de trabalhos de síntese de acordo com as regras da comunidade científica.
Programa
Aulas teóricas: As bacias sedimentares e o seu registo faciológico/litostratigráfico como expressão de contextos da geodinâmica interna e externa: tectónicos, geográficos, oceanográficos, climáticos e eustáticos. Bacias sedimentares e recursos e riscos naturais; relevância na pesquisa e exploração de recursos minerais e energéticos (e.g. agregados, hidrogenéticos, hidrocarbonetos). Classificação genética das Bacias Sedimentares e análise dos principais tipos; génese e evolução das bacias, em diferentes contextos. Características geofísicas (gravimétricas e magnéticas) das bacias sedimentares (menção breve). Fundamentos de análise da subsidência. Bacias portuguesas como exemplos de alguns dos tipos de bacias. Estratigrafia Sequencial. Estratigrafia Sísmica. Análise e integração de dados de geologia-geofísica-geoquímica. Modelação de Bacias. Aulas Práticas: trabalhos laboratoriais sobre Estratigrafia Sequencial e Estratigrafia Sísmica; trabalho de campo de análise de bacias.
Métodos de ensino e avaliação
Estrutura temática modular, articulando abordagens teóricas, práticas e análise de campo, convergentes no objectivo de demonstrar a importância de conhecer a natureza e a dinâmica multiscala dos sistemas que definem a arquitectura das bacias sedimentares. Os módulos têm desenvolvimentos diferenciais e baseiam-se na exposição e discussão das temáticas principais e de exemplos que as tipificam. Os exercícios práticos são realizados pelos alunos com discussão posterior pelo docente. As saídas de campo são parte integrante do ensino-aprendizagem, visando aquisição de competências de análise de situações reais e aptidão progressiva para compreender registo geológico complexo. A avaliação consiste na conjugação de: Exame final teórico (50%); exercícios da matéria prática (35%), a realizar durante o semestre ou com o exame; peça de trabalho relativa ao campo (10%); participação nas aulas, em geral (5%).