Disciplina Curricular
Micropaleontologia Microp
Mestrado Bolonha em Geologia - 0_Plano 2007/08 (90 ects)
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aquisição de conhecimentos essenciais dos grupos de microfósseis mais usados em Geologia, no que diz respeito à respectiva morfologia, taxonomia, paleoecologia, biostratigrafia e paleobiogeografia, conduzindo às seguintes aptidões: 1) discussão e interpretação estratigráfica e paleoecológica de casos concretos que contribuam para a reconstituição paleoambiental, num âmbito temporal antigo e recente; 2) aplicação destes contributos ao contexto das Mudanças Globais. Preparar para a investigação científica em Micropaleontologia, desenvolvendo autonomia e capacitação, pela aquisição de competências como a 1) elaboração do plano de amostragem adequado ao meio e às especificidades dos grupos taxonómicos; 2) reconhecimento e descrição dos géneros essenciais para as interpretações estratigráficas e paleoambientais; 3) integração de toda a informação que conduz à interpretação dos grupos estudados; 4) produção e apresentação de trabalho final sob a forma de relatório ou de artigo científico.
Programa
Aulas teóricas: morfologia geral, critérios de identificação, taxonomia, paleoecologia, biostratigrafia e paleobiogeografia de algas calcárias, foraminíferos, nanoplâncton calcário e ostracodos. As aulas teóricas asseguradas por convidados externos (e.g. pólens, carófitas, diatomáceas) incluirão uma parte prática de observação (estilo seminário). Os grupos a leccionar poderão assim variar, consoante a disponibilidade dos convidados. Aulas Práticas: módulo 1) foraminíferos e ostracodos; módulo 2) nanofósseis calcários. Os trabalhos destes módulos incluem a) planeamento e preparação logística da recolha de amostras fósseis e subactuais; b) processamento laboratorial, quarteamento e triagem dos resíduos de lavagem; c) separação por morfotipos e ensaio de identificação; d) montagem de exemplares para a recolha de imagens no MEV; e) interpretação dos resultados com aplicação de estatística multivariada (e.g. programa PAST). O relatório final pode ser no formato de artigo científico.
Métodos de ensino e avaliação
Teóricas: aulas expositivas estimulando a discussão com os alunos; algumas serão seguidas de observação de material, quando lecionadas por especialistas externos (e.g. pólens, carófitas, diatomáceas); os grupos a leccionar, além dos assegurados por docentes do DG, poderão variar consoante a disponibilidade dos convidados. Práticas: desenvolvimento da autonomia e capacitação em Micropaleontologia, desde o planeamento da amostragem à elaboração dum relatório. Trabalho de grupo que inclui a análise, interpretação e resolução de problemas concretos, a avaliação crítica dos limites dos métodos e a ponderação dos resultados estatísticos com a observação microfaunística. Avaliação: Dois trabalhos escritos, um para cada Módulo, sob a forma de relatório ou artigo científico. Os conhecimentos teóricos dos grupos leccionados serão expostos na Introdução de cada trabalho. A classificação final inclui, quer a produção, quer a apresentação e discussão dos relatórios. Módulo 1 – 70% Módulo 2 – 30%