Disciplina Curricular
Modelação Experimental e Numérica de Processos Geológicos MENPG
Mestrado Bolonha em Geologia - 0_Plano 2007/08 (90 ects)
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objectivos: questionar a razão da existência das estruturas observadas, e fundamentar hipóteses explicativas. Compreender a mecânica através da concepção, teste e validação de modelos experimentais à escala envolvendo materiais análogos, ou de modelos numéricos utilizando parâmetros físicos adequados. Competências de: observação; trabalhar informação; análise e síntese; aprender e apreender; transformar informação em conhecimento; conceber/realizar trabalho de projecto; formular e resolver problemas; aplicar conhecimentos e adaptar-se a situações novas; exposição oral e debate; racionalidade na tomada de decisões; autonomia; curiosidade, imaginação e criatividade.
Programa
Principais tipos de comportamento reológico de materiais (rochosos ou análogos) Da natureza para o modelo – a escala de diversos parâmetros físicos Introdução à modelação numérica por elementos finitos Zonas de cisalhamento dúctil: escoamentos, vorticidade e comportamento dos corpos rígidos no seu interior. Introdução à mecânica dos dobramentos. Dobramentos passivos e activos. Dobramentos leito singular e multi-leito. Trabalho de campo durante 8 dias para recolha de dados para suporte de trabalho experimental e numérico. Concepção e construção de modelos experimentais e numéricos
Métodos de ensino e avaliação
Parte da teoria é leccionada no campo, em frente do objecto de estudo. Desenho e descrição detalhada. Informação trabalhada em folhas de cálculo. Procura dos "como" e dos "porquê". Dedução de equações de Física básica observando as estruturas. Dedução in situ de algumas equações e parâmetros (e.g. atrito interno). Trabalho na forma de projecto. As restantes aulas teóricas são expositivas, mas com grande interacção com a audiência. Relatório na forma de artigo científico, e apresentação oral, com recurso a Power Point, seguida de discussão com o professor e a audiência.