Disciplina Curricular
Estudo Orientado EOri
Mestrado Bolonha em Geologia - 1_MGeol 2022/23 (120 ects)
Contextos
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Paleoambientes e Mudanças Globais
Período:
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geodinâmica e Recursos Geológicos
Período:
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geologia Aplicada e Ambiental
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Promover o desenvolvimento de literacia científica, em especial em Geologia, e contribuir para preparação para a prática geral de investigação científica, com ênfase na contextualização teórica de certa área temática, mas favorecendo abordagens inter-transdisciplinares relacionadas com conteúdos do Curso. Pretende-se também que os formandos aprofundem conhecimentos em temas específicos, cujo campo de aplicação, preferencialmente, abranja o tema sobre o qual desenvolverão a Dissertação ou o Estágio. Competências a desenvolver: apreender e exercitar a prática geral dos trabalhos de investigação, nomeadamente saber: selecionar, consultar e processar informação prévia em artigos científicos, relatórios, teses bases de dados; integrar conhecimentos teóricos e metodológicos sobre determinado tema de investigação e relacioná-los com os de temas próximos/de interface; construir e apresentar trabalho relativo ao estudo desenvolvido, de acordo com as normas genéricas dos trabalhos científicos.
Programa
Combinação entre possível conteúdo genérico comum a vários formandos e conteúdos específicos adaptados aos estudos preferenciais definidos para cada formando, visando fornecer suporte ao trabalho a desenvolver conducente à Dissertação ou Estágio.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação combina apreciação do desempenho e progresso do formando ao longo do semestre e de um relatório relativo ao trabalho desenvolvido. Busca-se harmonização genérica de critérios entre os vários docentes, sob coordenação da Comissão de Coordenação do Mestrado.