Disciplina Curricular
Ciclos Geoquímicos CGeoq
Mestrado Bolonha em Geologia - 1_MGeol 2022/23 (120 ects)
Contextos
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Paleoambientes e Mudanças Globais
Período:
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geodinâmica e Recursos Geológicos
Período:
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geologia Aplicada e Ambiental
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objectivos da UC de Ciclos Geoquímicos centram-se na compreensão, sentido crítico e capacidade de simular os principais sistemas geoquímicos terrestres e dos processos que determinam a sua evolução no passado. Capacitar a aplicação destas abordagens aos sistemas no presente e no futuro, em particular aos que enraízam nas actividades humanas e ao seu impacto no clima e no ambiente. Os estudantes devem ter a capacidade de relacionar e utilizar os conhecimentos e ferramentas apresentadas em conjuntos de dados resultantes da monitorização de múltiplos sistemas/reservatórios terrestres, nomeadamente formular questões e produzir respostas quantitativas às mesmas.
Programa
Módulo I: Caracterização física e química e dos fluxos de massa e energia entre dos principais reservatórios: Atmosfera, Hidrosfera, Litosfera e Biosfera; Módulo II: Descritores dos sistemas naturais e quantificação da sua evolução temporal em função das trocas de massa e energia através de sistemas de equações diferenciais, com abordagem de métodos analíticos e numéricos; Módulo III: Descrição integrada dos ciclos dos principais elementos, em particular a evolução geológica relevante para a compreensão da sua dinâmica actual: Carbono, Oxigénio, Enxofre, Azoto e Fósforo. A componente teórico-prática corresponde a aulas de resolução de problemas, com recurso a computadores e ferramentas de programação e/ou simulação. A componente TP é dividida nos mesmos módulos teóricos usando, em aula, tutoriais escritos que servem de guia de actividades.
Métodos de ensino e avaliação
Modelo de avaliação contínua: Componente teórica com a realização de testes parcelares (40%) conjuntamente com os questionários (10%); Componente TP com a execução de 1 conjunto de exercícios e 1 trabalho (50%) cujo objectivo é tratar quantitativamente, com as ferramentas estudadas, dados retirados da literatura científica através da formulação de um problema específico. Exame final escrito (alternativa à avaliação contínua; 100%) inclui na classificação as respostas aos questionários e inclui problemas numéricos similares aos abordados em aula para avaliação TP.