Disciplina Curricular

Ordenamento do Território e Impacte Ambiental OTIA

Mestrado Bolonha em Geologia - 1_MGeol 2022/23 (120 ects)

Contextos

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Paleoambientes e Mudanças Globais

Período:

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geodinâmica e Recursos Geológicos

Período:

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geologia Aplicada e Ambiental

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

(1) Compreender os conceitos Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, ponderando as valências implícitas e as implicações da sua aplicação; (2) Compreender os conceitos de eco-gestão e eco-eficiência e reconhecer a sua importância na gestão de recursos geológicos e nas práticas de ordenamento do território (OT); (3) Tomar conhecimento dos quadros regulamentares nacionais e da UE; (4) Saber construir referenciais de análise objetiva dos impactes ambientais desencadeados pela atividade humana e perspetivar os meios adequados à sua minimização e monitorização; (5) Compreender as implicações do conhecimento geocientífico na resolução de questões relacionadas com a avaliação de perigosidade/risco e sua relação com OT; (6) Entender os princípios orientadores subjacentes à elaboração de Planos/Programas de OT (de carácter regional, local ou especial); (7) Saber aplicar os conceitos e as metodologias adequadas à elaboração de estudos de ordenamento e de avaliação de impacte ambiental.

Programa

Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável: evolução de conceitos; repercussões económicas, éticas e legais, designadamente no quadro da UE. Perspetivas futuras: dinâmica da população humana e consumo; usufruto de recursos geológicos; implicações para a descarbonização da economia, transição energética e digital; gestão do solo e da água. Diversidades biológica, geológica e cultural e seus reflexos nos conceitos de eco-gestão e eco-eficiência; o papel da Ciência, da Tecnologia e da Inovação. Ordenamento do Território: Instrumentos de Gestão Territorial, Leis Fundamentais, Estratégias Nacionais. Servidões e Restrições de utilidade pública. Geoparques. Política de Ambiente e enquadramento jurídico. Avaliação Ambiental e Avaliação Ambiental Estratégica. Avaliação de Impactes Ambientais: Fases e procedimentos. Identificação de impactes em descritores no âmbito da geologia; metodologias de avaliação de impactes; medidas mitigadoras; plano de monitorização.

Métodos de ensino e avaliação

A componente teórica é expositiva e apoiada em projeção de imagens digitais. Sempre que oportuno, recorre-se a esquemas feitos no quadro ou a questionários interativos. A componente prática inclui: (1) Resolução de problemas numéricos no âmbito dos tópicos sobre Desenvolvimento Sustentável. (2) Realização de um trabalho para identificar, caracterizar e quantificar os parâmetros geológicos que condicionam a ocupação do território, ao nível do Concelho, e que contribuam para a revisão do Plano Diretor Municipal. (3) Delimitação de figuras da Reserva Ecológica Nacional. (4) Elaboração de um estudo de impacte ambiental de diferentes tipos de projeto incluindo análise SWOT. São realizadas visitas de campo. A maior parte deste trabalho é realizado pelos alunos em pequenos grupos. A avaliação da componente teórica (50%) é feita através de 2 testes parciais ou de exame final. A avaliação da componente teórico-prática (50%) consiste na realização, discussão e apresentação de relatórios.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre