Disciplina Curricular
Dinâmica Holocénica de Sistemas Costeiros DHSCost
Mestrado Bolonha em Geologia - 1_MGeol 2022/23 (120 ects)
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Fornecer elementos básicos que permitem caracterizar os sistemas litorais do ponto de vista sedimentológico, morfológico e dinâmico a escala multimilenar; enquadrar os diferentes tipos de ambiente no litoral português, evidenciando aspetos mais relevantes de cada troço costeiro; alertar para a importância do conhecimento do litoral e dos processos que o afetam a diferentes escalas no ordenamento do território. Reconhecer elementos morfológicos constituintes dos diferentes ambientes litorais; compreender a dinâmica sedimentar e morfológica desses ambientes; saber interligar processos com a génese dos ambientes litorais; conhecer os métodos de amostragem e estudo laboratorial dos sedimentos de ambientes litorais; conhecer os modelos de evolução do litoral à escala do Holocénico; conhecer a distribuição dos diferentes tipos de ambientes no litoral português; compreender o funcionamento morfossedimentar das grandes células costeiras do litoral português.
Programa
Evolução morfossedimentar do litoral desde o Último Máximo Glaciar e ocupação antrópica. Morfodinâmica dos principais sistemas costeiros e de transição. Exemplos do litoral Português. Praias, domínios morfológicos, classificação morfodinâmica, perfis de temporal-perfis de calmaria, beachrock. Dunas embrionárias, primárias, secundárias e maturas, vegetação. Depressões interdunares. Corredores eólicos. Dunas parabólicas, campos de dunas transgressivas, dunas trepadoras e dunas de topo de arriba. Aeolianitos. Lagunas e estuários. Litorais de barreira, modelos de génese, evolução e estratigrafia das barreiras progradantes, retrogradantes e agradantes. Canais de maré, prisma de maré, distorção da maré, correntes. Deltas de enchente e de vazante. Rasos de maré e sapais- sedimentação, vegetação. Litorais de arriba: processos e modelos de evolução. Tipologia dos movimentos de massa. Resolução de problemas e trabalho laboratorial com sedimentos de ambientes costeiros e de transição.
Métodos de ensino e avaliação
A componente teórica tem carácter expositivo. A programação de cada aula contempla ligação da matéria exposta na aula anterior com o tema a abordar e um sumário dos aspetos mais relevantes. É apoiada em projeção de imagens digitais e sempre que possível com exemplos do litoral português. Sempre que oportuno, recorre-se a esquemas feitos no quadro ou a questionários interativos. A componente prática é laboratorial e no campo. Os alunos têm na sua posse os protocolos e trabalham em pequenos grupos. Avaliação da componente teórica (50%): (1) avaliação contínua/periódica (15%); (2) avaliação por exames de frequência (35%); ou (3) avaliação por exame final (50%). Avaliação da componente prática (50%): avaliação periódica (elaboração e discussão de relatórios) (35%); e (2) avaliação por exame final (15%); ou avaliação por exame final (50%). Observação: A aprovação em cada componente (T e P) é obrigatória para ponderação da nota e aprovação final na disciplina.