Disciplina Curricular
Paleoceanografia Pale
Mestrado Bolonha em Geologia - 1_MGeol 2022/23 (120 ects)
Contextos
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Paleoambientes e Mudanças Globais > Opcionais > 610_Opcionais PMG (Livres)
Período:
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geodinâmica e Recursos Geológicos > Opcionais > 608_Opcionais GRG (Livres)
Período:
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geologia Aplicada e Ambiental > Opcionais > 612_Opcionais GAA (Livres)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Iniciação aos estudos paleoceanográficos. Introdução ao carácter multidisciplinar dos métodos de análise e interpretação em Paleoceanografia de registos sedimentares marinhos, com enfâse para a dinâmica dos oceanos associada às transformações climáticas globais. Introdução a um estudo paleoceanográfico micropaleontológico. Multidisciplinaridade da Paleoceanografia. Importância do registo sedimentar para o estudo da evolução e propriedade dos oceanos. Conhecer métodos de recolha (amostradores) e estudo de sondagens oceânicas (proxies geofísicos geoquímicos, sedimentológicos e paleontológicos). Conhecer exemplos de estudos paleoceanográficos internacionais (DSDP-ODP-IODP) e nacionais (EMEPC, IH). Realização dum pequeno estudo paleoceanográfico.
Programa
1. Introdução ao estudo de sondagens marinhas; 2. Introdução ao estudo paleoceanográfico por proxies geofísicos, geoquímicos, sedimentológicos e micropaleontológicos; 3. Exemplos de aplicação teórico-práticos sobre questões paleoceanográficas (e.g. Alterações Globais, Tectónica de Placas, Circulação termo-halina).
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação mediante a realização de trabalho individual de pesquisa bibliográfica e análise comparativa sobre dois proxies paleoceanográficos e um trabalho laboratorial de grupo sobre uma aplicação paleoceanográfica/paleoambiental baseada em nanofósseis calcários, ambos na forma de um artigo científico.