Disciplina Curricular
Tectonofísica Tect
Mestrado Bolonha em Geologia - 1_MGeol 2022/23 (120 ects)
Contextos
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Paleoambientes e Mudanças Globais > Opcionais > 610_Opcionais PMG (Livres)
Período:
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geodinâmica e Recursos Geológicos > Opcionais > 607_Opcionais GRG (Nucleares)
Período:
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geologia Aplicada e Ambiental > Opcionais > 612_Opcionais GAA (Livres)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aquisição de conhecimentos quantitativos fundamentais subjacentes à geodinâmica dos principais processos tectónicos do manto e da litosfera terrestres. No âmbito deste objetivo principal, favorece-se uma perspetiva de articulação estreita entre o formalismo quantitativo (subjacente à Física dos processos em causa) e uma abordagem mais Geológica, de base observacional. No mesmo contexto, é igualmente favorecida a perspetiva de uma abordagem prática/aplicada que incorpore, não só a possibilidade de visualização dos processos geofísicos/geodinâmicos tratados (através de métodos computacionais), mas também a validação de hipóteses ou conjeturas teóricas através de modelação numérica.
Programa
Abordagem teórica quantitativa aos conceitos de: • Gradiente Geotérmico. Equação da Temperatura e Transferência de calor na litosfera; Gradiente geotérmico estacionário e transiente. • Isostasia. Movimentos verticais, energia potencial gravítica e força gravítica; consequências para a deformação da litosfera. • Forças tectónicas. “Ridge push”, “Slab pull” e resistência devida à viscosidade. • Reologia. Comportamento Elástico, Escoamento Plástico e Viscoso. Perfis resistência – profundidade. • Deformação na litosfera. Colisão orogénica; Tectónica transcorrente; Tectónica extensional. • Geodinâmica do Manto. Convecção mantélica; Número de Rayleigh; Fontes de calor mantélico e número de Rayleigh. Abordagem teórico-prática aplicada a: • Resolução de problemas geodinâmicos com recurso a programação em Pyhton; • Modelação numérica (Underworld) como instrumento de validação de conjeturas e parametrização reológica em diferentes cenários tectónicos.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação: • Componente teórica (50%): testes intercalares e análise e discussão de artigos ao longo do semestre (avaliação contínua) ou, em alternativa, exame teórico final. • Componente teórico-prática (50%): programação em python de um código termo-mecânico simples (diferenças finitas). O trabalho pode ser feito de modo faseado (ao longo do semestre), ou na forma de um trabalho final.