Disciplina Curricular

Rochas e Minerais Industriais RMInd

Mestrado Bolonha em Geologia - 1_MGeol 2022/23 (120 ects)

Contextos

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Paleoambientes e Mudanças Globais > Opcionais > 610_Opcionais PMG (Livres)

Período:

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geodinâmica e Recursos Geológicos > Opcionais > 608_Opcionais GRG (Livres)

Período:

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geologia Aplicada e Ambiental > Opcionais > 612_Opcionais GAA (Livres)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

São objetivos a alcançar: a) Adquirir uma perspetiva global das matérias primas não metálicas e não energéticas com utilização industrial na sociedade atual. b) Adquirir sensibilidade à regulamentação legal da indústria extrativa, usando o ordenamento jurídico português como base. c) Familiarizar-se com as características físicas e químicas das rochas e minerais exploráveis, que estão na base da sua utilização industrial e com os respetivos métodos de caracterização. d) Adquirir uma perspetiva global dos métodos de prospeção adequados para as principais matérias-primas e) Para as principais matérias primas, adquirir uma noção genérica dos contextos geológicos da sua ocorrência e da respetiva distribuição geográfica.

Programa

Rochas e minerais industriais: importância social e económica, tonelagens anuais extraídas, variabilidade natural e certificação. Fluxos internacionais de rochas e minerais industriais, constrangimentos geo-estratégicos. A regulação legal da indústria extrativa. Classificação legal de matérias primas e de explorações, requisitos legais para a prospeção e exploração, outras obrigações legais (impactos ambientais, inserção nas comunidades, recuperação das áreas exploradas). Interesses antagónicos: os instrumentos de ordenamento do território. Características físicas e químicas úteis nas rochas e minerais industriais; ensaios de caracterização. O caso especial das rochas ornamentais e da pedra natural. Métodos de prospeção de rochas e minerais industriais: cartografia geológica e estrutural, prospeção geo-elétrica, sísmica e gravimétrica, sondagens mecânicas. Cálculos de reservas. Contextos geológicos e distribuição geográfica das principais rochas e minerais industriais.

Métodos de ensino e avaliação

O contacto com os estudantes far-se-á por meio de aulas expositivas, onde se tratarão os principais aspetos de carácter mais teórico, como enquadramentos jurídicos, principais indústrias utilizadoras de matéria prima mineral, características exigidas pela indústria aos materiais extraídos e modos de as obter por manipulação pré-industrial. Para as matérias menos teóricas, os estudantes serão colocados ante problemas que simulem situações presentes na indústria extrativa, em vez de resolverem meros exercícios. A avaliação será composta por duas componentes, com peso semelhante: uma constituída pelos relatórios práticos e teórico-práticos, outra por monografias originais, a escolher de lista proposta, versando sobre indústrias específicas (com ênfase nas matérias primas utilizadas e nos requisitos a que estas têm de obedecer) ou sobre rochas ou minerais industriais específicos, mais uma vez com ênfase nas características que têm de apresentar para os seus diversos usos industriais.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre