Disciplina Curricular

Paleobiologia e Evolução de Vertebrados PEVer

Mestrado Bolonha em Geologia - 1_MGeol 2022/23 (120 ects)

Contextos

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Paleoambientes e Mudanças Globais > Opcionais > 610_Opcionais PMG (Livres)

Período:

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geodinâmica e Recursos Geológicos > Opcionais > 608_Opcionais GRG (Livres)

Período:

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geologia Aplicada e Ambiental > Opcionais > 612_Opcionais GAA (Livres)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Paleobiologia e Evolução de Vertebrados abordará conceitos básicos sobre a paleontologia de vertebrados conferindo uma visão integrada sobre a sua evolução, a sua paleobiologia e paleoecologia, bem como uma introdução às metodologias utilizadas no seu estudo. A componente teórico-prática é centrada na anatomia dos vertebrados, na análise e interpretação da sua história evolutiva através da observação e descrição do registo fóssil. Pretende-se assim que os alunos adquiram conhecimentos sobre diferentes metodologias; integrem métodos e argumentos para planificar e discutir hipóteses evolutivas; compreendam a relevância do registo fóssil para caracterizar a evolução dos vertebrados, bem como a importância do património paleontológico português e o seu valor como recurso para o desenvolvimento socioeconómico sustentável; e integrem o conhecimento obtido para compreender e fomentar o espírito crítico sobre os processos evolutivos na sua dimensão espacial e temporal.

Programa

Nesta unidade curricular (UC) pretende-se abordar as principais características dos diferentes grupos de vertebrados, a sua anatomia, sistemática e filogenia, especialmente focado na análise do seu registo fóssil (osteológico e icnológico), através de aulas teóricas e sessões teórico-práticas em laboratório e/ou em museus de referência. A análise destes grupos de vertebrados será estabelecida numa perspetiva filogenética que permitirá a introdução de conceitos evolutivos e promoverá a compreensão da influência de fatores abióticos e bióticos na história evolutiva destes organismos. Estes dados serão correlacionados de forma transversal com outros grupos faunísticos e florísticos e será dada especial atenção a importantes eventos de radiação e extinção. Serão introduzidos os princípios básicos de metodologias aplicadas no estudo de vertebrados fósseis (e.g. análises filogenéticas, paleoicnologia, morfometria, morfologia funcional, paleohistologia).

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas (14h) estão focadas na filogenia dos vertebrados (aulas expositivas com recurso à utilização de meios audiovisuais). As aulas teórico-práticas (28h) pretendem introduzir metodologias e técnicas (incluindo a manipulação de softwares) utilizadas em estudos de paleontologia de vertebrados. Estas aulas possuem uma componente experimental, com observação e manuseamento de fósseis mediante recurso a coleções de referência. Investigadores externos serão convidados para a realização de seminários. O trabalho de campo (7h) será realizado em locais relevantes para o estudo de vertebrados fósseis em Portugal. Avaliação: dois exercícios teóricos + dois exercícios teórico-práticos (= 70% da avaliação final) e um trabalho escrito baseado no trabalho de campo (= 30% da avaliação final)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre