Disciplina Curricular

Modelação de Escoamento Subterrâneo MESub

Mestrado Bolonha em Geologia - 1_MGeol 2022/23 (120 ects)

Contextos

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Paleoambientes e Mudanças Globais > Opcionais > 610_Opcionais PMG (Livres)

Período:

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geodinâmica e Recursos Geológicos > Opcionais > 608_Opcionais GRG (Livres)

Período:

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geologia Aplicada e Ambiental > Opcionais > 612_Opcionais GAA (Livres)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A modelação numérica do escoamento subterrâneo é uma ferramenta imprescindível no conhecimento e gestão de aquíferos. Baseia-se em princípios físicos capazes de simular e prever o comportamento do meio subterrâneo face a ações naturais e/ou antropogénicas. Esta UC destina-se a fornecer fundamentos e ferramentas de modelação numérica do escoamento e transporte de massa em aquíferos. Os modelos numéricos terão como objetivos o conhecimento dos aquíferos e a previsão da resposta a diversos cenários de afetação tais como: exploração; obras de engenharia e alterações climáticas; interação água superficial / água subterrânea, transporte de contaminantes. Destina-se a estudantes com formação diversificada na área das Ciências da Terra, mas com alguns conhecimentos sobre o funcionamento de aquíferos e ferramentas de informação de sistemas geográficos. A formação proposta tem aplicações diretas na atividade de profissionais na área dos recursos hídricos, da geologia de engenharia e do ambiente.

Programa

As matérias lecionadas organizam-se em quatro módulos temáticos: 1) Conceitos e ferramentas de modelação de aquíferos: definição de modelos conceptuais hidrológicos e a sua transposição para modelos numéricos; modelos de diferenças finitas e de elementos fintos; utilização de sistemas de informação geográfica no tratamento dos dados de entrada e interface com o modelo numérico; 2) Construção de modelos numéricos a 2D e 3D, utilizando software de modelação numérica de diferenças finitas (Modflow); simulação do fluxo em regime estacionário e transitório; análise do balanço hídrico global; 3) Calibração dos modelos numéricos e análise de incerteza; modelos de previsão de ações sobre o modelo; 4) Modelos de transporte de massa: modelação do percurso de partículas, para análise de linhas de fluxo e transporte de contaminantes; modelação do transporte de reativo de contaminantes; condições de fronteira de massa e parâmetros de transporte de diferentes espécies contaminantes.

Métodos de ensino e avaliação

Com o objetivo de assegurar que os alunos assimilem e ganhem familiaridade com as matérias constantes no programa da disciplina, a lecionação da UC constará de aulas Teóricas e aulas Teórico-Práticas. As aulas Teóricas serão lecionadas presencialmente, ou à distância, baseadas na exposição oral da matéria. Nas aulas Teórico-Práticas os alunos terão a oportunidade de realizar exercícios de modelação numérica do fluxo subterrâneo, com computador e programas indicados, onde aprenderão construir modelos que simulem os que se enfrentam na atividade profissional. A avaliação da UC será efetuada com base em exercícios práticos realizados durante o semestre, que correspondem a 50% da nota Final; Exame Final, teórico e prático, que contribui para 50% da nota final.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre