Disciplina Curricular
Ambientes Sedimentares ASed
Mestrado Bolonha em Geologia - 1_MGeol 2022/23 (120 ects)
Contextos
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Paleoambientes e Mudanças Globais > Opcionais > 609_Opcionais PMG (Nucleares)
Período:
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geodinâmica e Recursos Geológicos > Opcionais > 608_Opcionais GRG (Livres)
Período:
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geologia Aplicada e Ambiental > Opcionais > 612_Opcionais GAA (Livres)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Adquirir e aprofundar os conhecimentos relativos aos diversos fatores e processos que condicionam e caracterizam os ambientes deposicionais e diagenéticos. Compreender a necessidade de analisar as fácies sedimentares a diferentes escalas e saber escolher os métodos de estudo adequados aos diferentes casos. Saber reconhecer, descrever e interpretar as fácies típicas dos diversos ambientes sedimentares, sua variabilidade espacio-temporal e organização a diferentes escalas, enquadrando-as em sistemas sedimentares e construindo modelos paleoambientais/paleogeográficos coerentes. Ficar apto a valorizar a comparação recíproca entre ambientes do Passado Geológico e ambientes do Recente. Reconhecer a utilidade da análise de ambientes sedimentares em diferentes áreas de actuação, incluindo os recursos naturais, as alterações climáticas ou a geoarqueologia.
Programa
Contextualização dos ambientes de sedimentação terrígena, carbonatada, evaporítica e mista. Fatores de controlo extrínsecos (e.g. clima, tectónica, variações do nível do mar) e intrínsecos (e.g. produtividade sedimentar, influência biológica). Caracterização dos principais ambientes: continentais (e.g. fluviais, aluviais, lacustres); transicionais (e.g. deltaicos, estuarinos); margino-marinhos (lagunares, perimareais) e marinhos (pouco profundos a profundos). Fácies e biofácies; estruturas sedimentares; processos deposicionais e diagenéticos; dinâmica e geometria dos corpos sedimentares. Evolução espacio-temporal multiscala dos sistemas sedimentares. Introdução a abordagens específicas (e.g. Ciclicidade, Sequencialidade e Evento-Sedimentologia). Exemplos de modelos paleodeposicionais e de análogos recentes. Contributo para a compreensão de Processos Globais. Práticas de campo e laboratoriais baseadas no estudo de materiais/cortes selecionados e reconstituição paleoambiental.
Métodos de ensino e avaliação
A Avaliação será baseada na Apresentação Oral e Discussão de um Trabalho Temático (50%) e de um Trabalho Prático de anãlise de um ambiente sedimentar actual ou passado (50%).