Disciplina Curricular

Ambientes Sedimentares ASed

Mestrado Bolonha em Geologia - 1_MGeol 2022/23 (120 ects)

Contextos

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Paleoambientes e Mudanças Globais > Opcionais > 609_Opcionais PMG (Nucleares)

Período:

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geodinâmica e Recursos Geológicos > Opcionais > 608_Opcionais GRG (Livres)

Período:

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geologia Aplicada e Ambiental > Opcionais > 612_Opcionais GAA (Livres)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Adquirir e aprofundar os conhecimentos relativos aos diversos fatores e processos que condicionam e caracterizam os ambientes deposicionais e diagenéticos. Compreender a necessidade de analisar as fácies sedimentares a diferentes escalas e saber escolher os métodos de estudo adequados aos diferentes casos. Saber reconhecer, descrever e interpretar as fácies típicas dos diversos ambientes sedimentares, sua variabilidade espacio-temporal e organização a diferentes escalas, enquadrando-as em sistemas sedimentares e construindo modelos paleoambientais/paleogeográficos coerentes. Ficar apto a valorizar a comparação recíproca entre ambientes do Passado Geológico e ambientes do Recente, e.g. para a compreensão de Processos Globais. Reconhecer a utilidade da análise de ambientes sedimentares na exploração de recursos naturais. Adquirir competências práticas de estudo sedimentológico em afloramento e a partir de dados laboratoriais.

Programa

Contextualização dos ambientes de sedimentação terrígena, carbonatada, evaporítica e mista. Fatores de controlo extrínsecos (e.g. clima, tectónica, variações do nível do mar) e intrínsecos (e.g. produtividade sedimentar, influência biológica). Caracterização dos principais ambientes: continentais (e.g. fluviais, aluviais, lacustres); transicionais (e.g. deltaicos, estuarinos); margino-marinhos (lagunares, perimareais) e marinhos (pouco profundos a profundos). Fácies e biofácies; estruturas sedimentares; processos deposicionais e diagenéticos; dinâmica e geometria dos corpos sedimentares. Evolução espacio-temporal multiscala dos sistemas sedimentares. Introdução a abordagens específicas (e.g. Ciclicidade, Sequencialidade e Evento-Sedimentologia). Exemplos de modelos paleodeposicionais e de análogos recentes. Contributo para a compreensão de Processos Globais. Práticas de campo e laboratoriais baseadas no estudo de materiais/cortes selecionados e reconstituição paleoambiental.

Métodos de ensino e avaliação

Articulam-se abordagens teóricas, exercícios e trabalhos práticos. Exposição e discussão dos conceitos e temáticas, utilizando exemplos de diversos aspetos caracterizadores do registo sedimentar, com apoio de esquemas, imagens e apresentações em power-point; indica-se consulta de materiais selecionados disponíveis na internet. Em paralelo, nas práticas realizam-se e discutem-se exercícios sobre correlações sedimentares e interpretação paleoambiental (relacionando gradualmente com a matéria teórica), trabalho de campo e laboratorial (explicação in-situ dos afloramentos a estudar, e acompanhamento periódico do trabalho de campo e laboratorial dos alunos). Avaliação: exame final teórico (50%); relatórios/apresentação intercalar de trabalhos realizados nas práticas de campo e de laboratório durante o semestre (30%); teste prático relativo a exercícios, facultativo, ou, com o exame (20%). A aprovação em cada componente é obrigatória para aprovação final. Tutorial: avaliação por trabalhos.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre