Disciplina Curricular
Vulcanologia Física VFis
Mestrado Bolonha em Geologia - 1_MGeol 2022/23 (120 ects)
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos conheçam os diferentes tipos de atividade eruptiva, relacionando-os com as propriedades reológicas dos magmas e o papel dos gases nos mecanismos de fragmentação magmática e hidromagmática, bem como os produtos eruptivos resultantes. Os alunos deverão ser capazes de reconhecer os diferentes tipos de produtos vulcânicos com base nas suas características estruturais e texturais e os estilos eruptivos expectáveis em diferentes enquadramentos geodinâmicos. No que respeita a vulcanoestratigrafia pretende-se que adquiram competências necessárias para identificar e caracterizar depósitos de distintas erupções numa sequência vulcânica e reconhecer os processos eruptivos responsáveis por esses produtos. Essas competências serão utilizadas numa visita de campo a uma região vulcânica sobre a qual deverão redigir um relatório. A utilização de ferramentas digitais de análise tefrostratigráfica permitirá desenvolver competências na simulação de cenários eruptivos distintos.
Programa
1. Propriedades e comportamento físico dos magmas 2. Estilos eruptivos; o papel dos gases e da água; fragmentação vulcânica; colunas eruptivas; erupções magmáticas e hidrovulcânicas 3. Produtos eruptivos 3.1. Produtos efusivos: derrames lávicos simples e compostos; morfologia e estrutura de derrames subaéreos; Morfologia e estrutura de derrames subaquáticos: hialoclastitos, pillow lavas, brechas de pillows e mantos de lava 3.2. Produtos de actividade explosiva: piroclastos: dimensão e natureza; lapilli acreccionário; geometria, distribuição e mecanismos de formação de depósitos piroclásticos de queda e de fluxo. 4. Centros eruptivos: cones monogenéticos; edifícios poligenéticos; crateras, crateras-poço e caldeiras; Génese de caldeiras e caldeiras ressurgentes 5. Fundamentos de vulcanostratigrafia; 6. Efeitos de grandes erupções no clima. Prática: Utilização de ferramentas de análise tefrostratigráfica; Trabalho de campo: relatório sobre observações em região vulcânica.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino constará de aulas teóricas expositivas complementadas com a leitura de artigos, capítulos de livros e textos preparados pelo docente relacionados com os temas expostos. Nas aulas teórico-práticas serão efetuados exercícios de vulcano-estratigrafia e de aplicação de software para simular diferentes cenários eruptivos. No campo serão efetuadas observações de sequências vulcânicas para identificação e descrição de produtos eruptivos e dedução os processos associados; as observações e conclusões serão apresentadas num relatório da saída de campo. A avaliação constará de dois exames parciais e/ou um exame escrito final sobre a componente teórica e a componente prática será avaliada com base nos exercícios e no relatório de campo. Cada componente será valorizada na mesma proporção.