Disciplina Curricular

Geodiversidade e Geoconservação GGeo

Mestrado Bolonha em Geologia - 1_MGeol 2022/23 (120 ects)

Contextos

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Paleoambientes e Mudanças Globais > Opcionais > 610_Opcionais PMG (Livres)

Período:

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geodinâmica e Recursos Geológicos > Opcionais > 608_Opcionais GRG (Livres)

Período:

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geologia Aplicada e Ambiental > Opcionais > 612_Opcionais GAA (Livres)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Num mundo em que se colocam às Geociências desafios de monta, desde os relacionados com o aquecimento global e a exploração dos recursos minerais, aos que tocam a conservação da natureza, a UC tem por objetivo fornecer conhecimentos estruturantes e capacidade de compreensão e de atuação em Geodiversidade e Geoconservação. Conhecimentos e aptidões que habilitem a lidar com questões complexas, encontrar soluções e emitir pareceres face a problemas de geoconservação concretos, em situações novas e multidisciplinares, inclusive em contexto de investigação. Face ao imperativo (geo)ético de comunicar ciência, pretende-se que os futuros profissionais desenvolvam a capacidade de comunicar raciocínios e conclusões, fundamentada e claramente, a colegas e ao grande público. Sendo a conservação da natureza abiótica domínio em constante evolução, pretende-se que os alunos desenvolvam competências que permitam uma aprendizagem continuada após a sua graduação de modo fundamentado e autónomo.

Programa

A Geodiversidade num mundo natural geobiológico. História do conceito. Geodiversidade a várias escalas, do mineral à paisagem. Valores e serviços de geossistemas. Ameaças. A Geoconservação como pilar da conservação da natureza. História da geoconservação. A legislação portuguesa e as instituições de geoconservação. Parâmetros de avaliação e hierarquização de geossítios; proteção legal e valorização de ocorrências notáveis. Geoparques. Exemplos internacionais e nacionais. Papel na promoção da geoconservação e da coesão territorial. Os fósseis e o seu impacto junto do público como motor de geoconservação. O papel societal da geodiversidade enquanto elo entre o mundo natural e o urbano, ponte para a biodiversidade, ocupação humana, património cultural, e como elemento identitário, promotor das Geociências na sociedade. Geoturismo. Geodiversidade e geoconservação no ensino formal e informal, na divulgação das Geociências e na formação de uma consciência ambiental holística e geoética.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas TP presenciais essencialmente expositivas, mas interpelativas, sobretudo pela discussão de conceitos-base e casos de estudo, com recurso a meios audiovisuais. Trabalho de campo em contexto natural e urbano, focando aspetos particulares e casos de estudo abordados nas aulas. No TC os estudantes serão familiarizados com os contextos e as áreas de estudo que servirão de base a parte dos seus trabalhos escritos. Os alunos desenvolverão trabalho supervisionado, em sala de aula e no campo e trabalho autónomo, aquando da recolha e tratamento de informação de campo e durante a realização de trabalhos escritos. Avaliação TP composta por trabalho escrito focando temas ou casos de estudo de Geodiversidade e Geoconservação (40%) + trabalho escrito baseado em saída de campo (40%) e respetiva apresentação oral perante a turma (20%). Os trabalhos escritos poderão incluir brochuras temáticas, leitores de paisagem, materiais de divulgação, relatórios de avaliação de ocorrências, etc.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre