Disciplina Curricular

Gestão Integrada de Recursos Hídricos GIRHid

Mestrado Bolonha em Geologia - 1_MGeol 2022/23 (120 ects)

Contextos

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Paleoambientes e Mudanças Globais > Opcionais > 610_Opcionais PMG (Livres)

Período:

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geodinâmica e Recursos Geológicos > Opcionais > 608_Opcionais GRG (Livres)

Período:

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geologia Aplicada e Ambiental > Opcionais > 611_Opcionais GAA (Nucleares)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A água é um recurso finito e vulnerável, vital para o ser humano e os ecossistemas. A gestão da água tornou-se um dos problemas prioritários da humanidade. Esta UC tem como objetivo transmitir conhecimentos sobre o ciclo global da água, nomeadamente os processos e as leis que regem o escoamento superficial e subterrâneo, com especial enfoque nas relações entre infiltração e recarga, assim como à circulação na zona não saturada. Os alunos adquirem aptidões e competências para a resolução de problemas associados à exploração sustentável dos recursos hídricos, superficiais e subterrâneos, e preservação da sua qualidade e quantidade, à qual associam variedade espacial e temporal, numa perspetiva de alterações climáticas. As matérias tratadas permitem que os alunos desenvolvam competências nos cálculos fundamentais para o suporte de projetos em recursos hídricos mais vantajosos sob os pontos de vista da fiabilidade, economia, segurança e compatibilidade ambiental.

Programa

1. Introdução à hidrologia e recursos hídricos. 2. Recursos hídricos superficiais - Caraterização de Bacias Hidrográficas. Análise de dados de Precipitação: consistência dos dados; eventos extremos e período de retorno. Escoamento superficial: medição; hidrogramas; escoamento em canais com superfície livre. 3. Recursos hídricos subterrâneos - Escoamento na zona não saturada. Avaliação da infiltração e recarga e isótopos ambientais na delimitação de áreas de recarga. Aquíferos fraturados: classificação dos meios fraturados; modelos de escoamento; parâmetros hidráulicos. Aquíferos cársicos: características, exploração e vulnerabilidade. Recursos hidrominerais e águas de nascente. 4. Impacto das Alterações climáticas: gestão de cheias e secas; sobre-exploração; contaminação e remediação. 5. Gestão integrada de recursos hídricos: otimização da disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos; utilização racional dos recursos hídricos; resposta a potenciais períodos de pressão.

Métodos de ensino e avaliação

As metodologias de ensino terão como objetivo assegurar que os alunos aprendam e ganhem familiaridade com as matérias do programa. As aulas Teóricas (T) serão lecionadas com o recurso a ferramentas digitais, ou outras consideradas relevantes para a transmissão de conhecimentos. Nas aulas Práticas Laboratoriais (PL) os alunos aprenderão a quantificar os recursos hídricos e a resolver problemas associados à sua exploração sustentável, através de exercícios que simulem casos reais. Os alunos serão estimulados a pesquisarem nos meios digitais de acesso livre informações relevantes para estudos e exercícios que realizem. Durante as aulas de campo (TC) os alunos terão contacto com atividades que poderão realizar na sua futura atividade profissional. A componente de avaliação contínua será realizada através de trabalhos feitos durante o período letivo (30-40%). No final haverá exames teórico e prático para avaliar a consistência dos conhecimentos adquiridos pelos alunos (70-60%).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre