Disciplina Curricular

Riscos Naturais e Ambientais RNAmb

Mestrado Bolonha em Geologia - 1_MGeol 2022/23 (120 ects)

Contextos

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Paleoambientes e Mudanças Globais > Opcionais > 610_Opcionais PMG (Livres)

Período:

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geodinâmica e Recursos Geológicos > Opcionais > 608_Opcionais GRG (Livres)

Período:

Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geologia Aplicada e Ambiental > Opcionais > 611_Opcionais GAA (Nucleares)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos: A disciplina destina-se a fornecer os fundamentos da análise de suscetibilidade, perigosidade (hazard) e risco (risk) resultantes de diversos fenómenos naturais e ambientais da área das Geociências. Complementa a UC de Perigosidade Geológica de 1º Ciclo em Geologia, abordando diferentes fenómenos com elevada importância a nível global. Aptidões e competências: Pretende-se que os alunos apliquem as metodologias aprendidas na resolução de exercícios práticos que retratam casos reais, a fim de os preparar para a sua aplicação concreta quando inseridos no mercado de trabalho. A formação proposta tem aplicações na atividade profissional, na elaboração de estudos de suscetibilidade, perigosidade e risco e respetiva mitigação/adaptação, contribuindo para a temática da gestão e ordenamento territorial.

Programa

Risco nos Instrumentos de Gestão Territorial e outra legislação. 1. Risco de erosão de solos. Relações empíricas, equação universal de perda de solo e aplicações práticas. 2. Risco de contaminação orgânica e inorgânica de solos e sedimentos. Contaminação, principais tipos de contaminantes. Risco para o ambiente e saúde humana. Fatores de enriquecimento, valores de referência. 3. Risco de erosão/inundação costeira, incluindo tsunamis. 4. Risco de contaminação e exploração de aquíferos: metodologias de avaliação da vulnerabilidade/risco de aquíferos; riscos de sobre-exploração, subsidência, intrusão salina; riscos ligados a alterações climáticas 5. Minerais reativos no betão. Normas internacionais para caracterização de agregados quanto à reatividade potencial aos álcalis. Diagnóstico das causas de deterioração do betão. 6. Riscos associados a radioatividade: Fundamentos; Decaimento natural das rochas; Consequências da radioatividade; Riscos associados a zonas de radioatividade natural.

Métodos de ensino e avaliação

As componentes T e PL são organizadas em sessões temáticas, nas quais se abordam conceitos teóricos e praticam, em sala de aula, exercícios de aplicação e se analisam estudos de caso. Sempre que oportuno, recorre-se a esquemas feitos no quadro ou a questionários interativos. A componente prática recorre a equipamentos de laboratório, softwares específicos e a ambiente GIS. Os alunos trabalham em pequenos grupos. A visita de campo programada pretende ilustrar diferentes situações de risco das tipologias abordadas nas aulas. Avaliação: realização de trabalho de grupo (incluindo relatório e exposição oral) onde os conceitos teóricos são utilizados para resolver um estudo de caso (50%) e exame final (50%).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre