Disciplina Curricular
Projeto de Campo e Experimental PCExp
Mestrado Bolonha em Geologia - 1_MGeol 2022/23 (120 ects)
Contextos
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Paleoambientes e Mudanças Globais
Período:
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geodinâmica e Recursos Geológicos
Período:
Grupo: 1_MGeol 2022/23 (120 ects) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Geologia Aplicada e Ambiental
Período:
Peso
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC visa preparar os formandos para a prática geral dos trabalhos de investigação científica, através da abordagem dum caso de estudo concreto, que envolva predominantemente ensaio metodológico e exercício prático específico, com contextualização teórica básica. Pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos e treino em técnicas específicas, cujo campo de aplicação, preferencialmente, abranja o tema sobre o qual desenvolverão a Dissertação ou o Estágio. Competências a desenvolver: apreender e exercitar a prática geral dos trabalhos de investigação científica e técnica, nomeadamente as componente(s) de análise de campo e/ou experimental, desenvolvidas em função de um tema específico; saber integrar conhecimentos teóricos e metodológicos sobre um determinado tema de investigação; saber construir e apresentar trabalho de síntese, relativo ao estudo/ensaio desenvolvido, de acordo com as normas genéricas dos trabalhos científicos/relatórios técnicos.
Programa
Conteúdo adaptado aos estudos de caso a tratar por cada formando, visando fornecer suporte/enquadramento teórico e prático às metodologias de laboratório e de terreno a desenvolver, e articulando-se com o trabalho conducente à Dissertação ou Estágio.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação combina apreciação das apresentações, do desempenho e progresso do formando ao longo do semestre e de um relatório relativo ao trabalho desenvolvido. A avaliação é realizada pelos orientadores sob coordenação da Comissão de Coordenação do Mestrado.