2017/2018

Objetivos

O Curso de Doutoramento em Geologia visa o desenvolvimento de competências compatíveis com os descritores de qualificações internacionalmente recomendados para o 3.º Ciclo de Ensino Superior no espaço europeu. Adicionalmente, este Curso dá continuidade à oferta de formação avançada em Geologia proporcionada pela FCUL, integrando um Projeto Educativo, Científico e Cultural que assegura a empregabilidade sem descuidar os desígnios da mobilidade, comparabilidade e avaliação nacional e internacional.

Neste contexto e tendo em conta as Especialidades conferidas pela Universidade de Lisboa, as quais são reconhecidas no País e no estrangeiro, o Curso de Doutoramento em Geologia tem como propósito fundamental consolidar e aprofundar níveis de competência investigativa em diferentes áreas do conhecimento geológico e/ou domínios de interface com outras áreas do Saber.

O Curso de Doutoramento em Geologia fomenta ainda o desenvolvimento de sinergias entre o ensino formal e a pesquisa científica/tecnológica desenvolvida na unidade de investigação sediada no Departamento de Geologia da FCUL (IDL - Instituto Dom Luiz), incrementando os laços de inter-relacionamento e promovendo o enriquecimento mútuo entre todas as partes. Daqui resulta para o Curso:

. o estabelecimento de um enquadramento humano e organizacional que estimula o desempenho qualificado em IDT, passível de avaliação interpares e de acreditação internacional;
. a adoção integral dos vetores que orientam as atividades de investigação desenvolvidas no IDL, levando os doutorandos a participarem e contribuírem de forma ativa para os seus desígnios, pautando-se pelo cumprimento da ética profissional e pela busca sistemática da excelência, multidisciplinaridade e internacionalização.

O critério para apreciação das candidaturas a Doutoramento em Geologia segue uma matriz de referência uniforme, procurando:

. incentivar novas vocações para a prática de investigação científica que surjam na comunidade de licenciados e mestres em Geologia e áreas afins, criando as condições para o seu desenvolvimento;
. apoiar o interesse em atividades de investigação, com obtenção do grau académico de Doutoramento, por parte de geólogos ou profissionais em áreas científicas afins, cuja experiência nessas áreas justifique aquela intenção, independentemente dos graus anteriores que possuam; e
. garantir uma formação avançada com vista à elaboração de tese de Doutoramento que corresponda a níveis de qualidade, rigor e atualidade no contexto científico, académico e social em que nos inserimos.

Especialidades:

. Cristalografia e Mineralogia;
. Geodinâmica Externa;
. Geodinâmica Interna;
. Geologia Económica e do Ambiente;
. Geoquímica;
. Geotecnia;
. Hidrogeologia;
. Metalogenia;
. Paleontologia e Estratigrafia;
. Petrologia;
. Sedimentologia.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

João Manuel Lopes Cardoso Cabral
jcabral@fc.ul.pt