Disciplina Curricular
Projeto de Investigação PInv
Doutoramento Bolonha em Geologia - 2_DGeol 2023/24
Contextos
Grupo: 2_DGeol 2023/24 > 3º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
30.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Projeto de Investigação é uma unidade curricular anual do 1º ano do Curso de Doutoramento em Geologia, cujo objetivo consiste em proporcionar aos estudantes as condições necessárias à elaboração de uma proposta de projeto científico, consubstanciando um plano de trabalho fundamentado e estruturado que funcione como referência à realização das atividades de investigação conducentes à tese de doutoramento. O projeto, baseado em plano de trabalho original, deve apresentar as principais questões de investigação e explicitar de forma circunstanciada e justificada a sua relevância para o avanço do conhecimento na respetiva área científica. Deve ainda incluir uma súmula do estado atual dos conhecimentos, esboço de estruturação dos trabalhos e metodologias previstas, formas de ultrapassar eventuais contrariedades (plano de contingência), calendarização, resultados expectáveis e implicações.
Programa
Desenvolvimento de competências específicas sobre como estruturar e fundamentar um plano de trabalhos de investigação no âmbito de um problema pré-identificado (tema de Tese), em todas as suas vertentes: análise crítica do estado-da-arte e questões em aberto, clarificação do(s) objetivo(s) de estudo e seu interesse para o avanço do conhecimento, metodologias de investigação previstas e sua calendarização, abordagens alternativas caso ocorram contrariedades, resultados expectáveis e suas implicações.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação global de um relatório e apresentação oral/discussão em sessão pública anunciada pelos canais próprios da instituição. O relatório terá resumo com um máximo de 500 palavras e, no seu todo, não poderá exceder 20000 palavras; poderá ser escrito em português ou inglês, embora se recomende a 2ª alternativa. A exposição oral pelo estudante não deverá ultrapassar 30'. A avaliação final compete a um júri constituído por 1 docente/investigador da especialidade externo à FCUL, o orientador (ou 1 dos orientadores, caso se aplique) e 1 dos docentes/investigadores membros da Com. Coordenação do Prog. Dout. Geologia, que preside. Na sua apreciação, os membros do júri repartem o tempo com o estudante de forma equitativa. A sessão terá duração máxima de 90'. Os critérios de avaliação a usar constam da tabela em vigor no DG-FCUL. A apreciação do júri constará de uma ata. Recomenda-se que estes membros do júri constituam a Comissão de Acompanhamento do estudante de doutoramento.