Disciplina Curricular
Seminário de Pós-Graduação SPG
Doutoramento Bolonha em Geologia - 2_DGeol 2023/24
Contextos
Grupo: 2_DGeol 2023/24 > 3º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O Seminário de Pós-Graduação é uma unidade curricular anual do 1º ano do programa de Doutoramento em Geologia. Tem como objetivo a aquisição de conhecimentos atualizados e o desenvolvimento de competências de análise crítica sobre tópicos de relevância geocientífica, conferindo aos estudantes proficiência na pesquisa, análise e síntese de bibliografia especializada e articulação de diferentes conceitos inter-transdisciplinares. Os estudantes terão a oportunidade de discutir questões base sobre um tópico específico, afim do tema de doutoramento, mas sem se sobrepor integralmente a este. Cada estudante deverá apresentar uma palestra subordinada ao tópico selecionado e elaborar o respetivo relatório, contribuindo para o desenvolvimento da sua capacidade de comunicação e discussão de questões científicas, bem como de redação de um documento científico.
Programa
Aquisição de conhecimentos atualizados e o desenvolvimento de competências em questões de relevância geocientífica, preparando os estudantes para a análise crítica do estado-da-arte sobre um tópico avançado de investigação. Os estudantes assistirão a seminários, palestras e comunicações proferidas por investigadores nacionais ou estrangeiros e, após seleção do tópico, em colaboração com o(s) respetivo(s) orientador(es), pesquisarão a bibliografia necessária à preparação da sua palestra e correspondente relatório, contextualizando, justificadamente, a pertinência da seleção e apresentando uma síntese articulada dos assuntos analisados, incluindo as metodologias usadas (suas vantagens e limitações) e as questões que permanecem por responder.
Métodos de ensino e avaliação
Desempenho global das componentes relatório e palestra. O relatório terá um resumo com um máximo de 250 palavras e, no seu todo, não poderá exceder 10000 palavras, podendo ser escrito em português ou inglês, embora se recomende a adoção da segunda alternativa. A exposição oral pelo estudante não deverá ultrapassar 30 minutos; esta palestra será pública e devidamente anunciada pelos canais próprios da instituição. A avaliação final compete a um júri constituído por um docente/investigador da especialidade externo à FCUL, o orientador (ou um dos orientadores, caso se aplique) e um dos docentes/investigadores membros da Comissão de Coordenação do Programa de Doutoramento em Geologia da FCUL, que preside. Na sua apreciação, os membros do júri repartem o tempo com o estudante de forma equitativa. A sessão terá duração máxima de 90 minutos. Os critérios de avaliação a usar na apreciação do relatório constam da tabela em vigor no DG-FCUL. A apreciação do júri constará de uma ata.