Disciplina Curricular
Estudo Orientado EO
Doutoramento Bolonha em Geologia - 2_DGeol 2023/24
Contextos
Grupo: 2_DGeol 2023/24 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Opções > 10_Doutoramento em Geologia - Opção CTERRA
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Estudo Orientado é uma unidade curricular opcional do 2º semestre do 1º ano do programa de Doutoramento em Geologia. Tem como objetivo fundamental possibilitar aos estudantes o aprofundamento do estudo de tópicos específicos essenciais para o desenvolvimento de uma base de conhecimento sólida, que servirá de alicerce para níveis subsequentes de complexidade e exigência. Esta unidade curricular destina-se sobretudo a colmatar carências/fragilidades detetadas na formação prévia do estudante, cuja consecução se considera importante face aos desafios colocados para o trabalho de investigação a desenvolver no âmbito da Tese. A seleção de temas e acompanhamento regular dos estudantes será da responsabilidade do(s) orientador(es) e de tutor(es) designados especificamente para o efeito.
Programa
Nesta unidade curricular os estudantes realizam o estudo aprofundado e orientado de tópicos onde se detectaram carências/fragilidades na sua formação prévia, permitindo a consolidação/aprofundamento dos seus conhecimentos. A seleção dos temas é efetuada caso a caso, dependendo do perfil do estudante e das atividades previstas no âmbito da sua Tese.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação fundamenta-se numa síntese escrita sobre os temas versados, sob a forma de relatório, e sua discussão oral com o(s) orientador(es), enquanto demonstração objetiva das novas competências desenvolvidas. A avaliação final considerará o parecer fundamentado do(s) orientador(es), subsequentemente apreciada pelo Coordenador do Programa de Doutoramento em Geologia da FCUL ou, em caso de conflito de interesses, um dos docentes/investigadores membros da Comissão de Coordenação deste Programa. Os critérios de avaliação a usar na apreciação do relatório constam da tabela em vigor no Departamento de Geologia da FCUL.