Disciplina Curricular
Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia EITT
Doutoramento Bolonha em Geologia - 2_DGeol 2023/24
Contextos
Grupo: 2_DGeol 2023/24 > 3º Ciclo > Parte Escolar > Opções > 11_Doutoramento em Geologia - Opção OUT
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
CConstituem objetivos principais da unidade curricular o conhecimento e os conceitos sobre os princípios e metodologias da inovação e as bases do empreendedorismo como forma de geração de valor económico. Assim, inclui-se numa abordagem inicial a desdramatização de alguns tabus existentes na sociedade atual sobre tópicos relevantes como a inovação, intra- e inter- empreendedorismo, criação do próprio emprego, e ferramentas profissionais e pessoais técnico científicas e de gestão, enquanto se concede aos alunos uma perspetiva histórica da evolução da destas temáticas no seio académico português. A comparação com as sociedades mais desenvolvidas nestas temáticas é utilizada como estímulo e referência para a aprendizagem dos conceitos. A aprendizagem é efetuada via experimentação direta e os projetos K2B incluídos nos conteúdos programáticos são a ferramenta para atingir a globalidade dos objetivos da disciplina.
Programa
Emprego versus negócio. Empreendedorismo versus transferência de Tecnologia. A valorização económica do conhecimento técnico-científico. A indústria versus a Universidade. Ferramentas de gestão e técnico-científicas. Soft skills e vantagem no mercado atual. Inovação e o processo de desenvolvimento de novos produtos. O processo from bench to market. O Plano de negócios. Proposta de valor. Conceito de valor na exploração/comercialização de novos produtos. Avaliação da atratividade de oportunidades de negócio. Proteção da propriedade intelectual/patentes. Análise de Mercado. Mercado e nicho de mercado. Utilizadores e Clientes. Competidores. Visão e Missão. Plano de ação: objetivos – pressupostos – milestones. Projeções financeiras. Risco versus benefícios. Fontes de capital: 3Fs, business angels, capital de risco, banca. Pitching. A arte de "convencer". A capacidade de vender um sonho: Pitch individual – técnicas de angariação de capital e clientes.
Métodos de ensino e avaliação
Os alunos serão avaliados continuamente através dos resultados que forem demonstrando ao longo da disciplina. Estes resultados serão mensuráveis essencialmente sob a forma de trabalhos orais e escritos, debates e intervenções. Ao longo do semestre, e no decorrer das aulas da disciplina, serão ainda avaliadas continuamente as seguintes características dos alunos: a) capacidade de comunicação com clareza e concisão b) capacidade interventiva e argumentativa c) demonstração de aprendizagem e evolução d) assiduidade Aprovação com classificação ≥ 9,5 (0-20).