Disciplina Curricular
Seminário de Pós-Graduação II SP-II
Doutoramento Bolonha em Geologia - 1_Plano 2014/15
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Seminário de Pós-Graduação II é uma unidade curricular do 2º semestre do 1º ano do programa de Doutoramento em Geologia. Tem como objectivo a aquisição de conhecimentos actualizados e o desenvolvimento de competências em tópicos científicos de relevância para a prossecução do trabalho de doutoramento, e treinar os alunos na pesquisa de bibliografia, estruturação e discussão de um tópico avançado de investigação pertinente ao doutoramento. Nesta perspectiva, para além de orientação tutorial e pesquisa bibliográfica, os estudantes assistirão a cursos, palestras e comunicações proferidas por investigadores nacionais ou estrangeiros de elevada reputação (geralmente promovidos pelas unidades de investigação/departamentos da FCUL). Cada estudante deverá desenvolver uma questão científica no âmbito do seu tema de doutoramento e redigir o respectivo relatório, que será apresentado e discutido perante um júri numa prova pública.
Programa
O Seminário de Pós-Graduação II está em seguimento da unidade curricular Seminário de Pós-Graduação I, visando promover a aquisição de conhecimentos actualizados e o desenvolvimento de competências em tópicos científicos de relevância para a prossecução do trabalho de doutoramento, e treinar os alunos na pesquisa de bibliografia, estruturação e discussão de um tópico avançado de investigação pertinente ao doutoramento. Cada estudante deverá desenvolver uma questão científica no âmbito do seu tema de doutoramento e redigir o respectivo relatório, que é apresentado e discutido publicamente, desenvolvendo a sua capacidade de análise e exposição, oral e escrita, de um tópico avançado de investigação pertinente ao doutoramento.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino baseia-se em orientação tutorial, nomeadamente no que respeita à selecção dos tópicos de relevância científica a analisar e a consequente escolha dos cursos, palestras e comunicações científicas a assistir, e sua discussão, bem como no que concerne a orientação sobre o tópico de investigação a desnvolver e a expor oralmente e em relatório. A unidade curricular integra também uma forte componente de trabalho autónomo principalmente na forma de pesquisa bibliográfica, O aluno desenvolve uma questão científica no âmbito do seu tema de doutoramento e redige o respectivo relatório, que é apresentado e discutido numa prova de qualificação perante um júri que determinará a classificação.