2024/2025

Objetivos

Observação: Novo ciclo de estudos acreditado pela A3ES, em substituição da Licenciatura em Geologia com 240 ECTS.

A nova Licenciatura em Geologia tem a duração de 3 anos (180 ECTS), representando o 1.º nível da renovação do projeto formativo para os Geólogos do futuro, organizado de acordo com o modelo convencional “3+2”, ou seja, um 1.º Ciclo de 3 anos complementado por um 2.º Ciclo com duração de 2 anos.
 

A Licenciatura em Geologia tem como objetivos gerais a aprendizagem dos conceitos e metodologias essenciais para a caracterização da dinâmica dos Sistemas Terrestres, procurando desenvolver as competências que permitem compreender a relevância científica, tecnológica, económica, social e cultural das Ciências da Terra. A necessidade crescente de gerir e saber usar de forma sustentável os recursos geológicos (minerais, energéticos, hídricos), bem como prever e mitigar os riscos naturais, reduzindo a vulnerabilidade e aumentando a resiliência, requer formação exigente, suportada em conhecimento científico sólido e eclético. Esta formação é igualmente decisiva na análise integrada dos processos biogeofísicos e biogeoquímicos que, ao longo do tempo, têm moldado a evolução da Terra, erigindo a sua geodiversidade. A experiência de trabalho de campo deverá assim associar-se à proficiência no uso de abordagens modernas no processamento de dados de natureza espacial a diferentes escalas e ao uso de linguagens de programação.

Competências: Conhecer os métodos de estudo e as principais aplicações da Geologia. Compreender o funcionamento geral dos Sistemas Terrestres em várias escalas de espaço e tempo. Entender os desafios colocados pelos modelos de Desenvolvimento Sustentável e pelas projeções dos efeitos associados às Alterações Climáticas (recursos geológicos e perigosidades naturais). Compreender as tecnologias e metodologias de observação e monitorização da Terra. Organizar, gerir e analisar grandes volumes de dados (multivariados e séries temporais). Domínio dos fundamentos das linguagens de programação usadas na simulação/modelação de processos geológicos. Comunicar e valorizar o papel da Geologia e dos geólogos na sociedade moderna.

Saídas Profissionais

Empresas e instituições públicas do sector da exploração, extração e gestão de recursos geológicos, hidrogeológicos e energéticos, geotecnia, avaliação e minimização de impactes e riscos e ordenamento do território | Instituições de ensino superior e investigação | Laboratórios do Estado, Autarquias, entidades de Conservação da Natureza e do Património Geológico.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Maria do Rosário da Encarnação de Carvalho