Disciplina Curricular
Métodos Estatísticos MEstati
Licenciatura Bolonha em Geologia - 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22
Contextos
Grupo: 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22 > 1º Ciclo > Geologia - Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo da disciplina de Estatística (para a Licenciatura em Geologia) é permitir que os alunos criem competências na realização de estudos estatísticos simples, nomeadamente no que respeita à comparação de duas ou mais populações. Pretende-se que os alunos, mediante os pressupostos do problema, saibam escolher a metodologia correta e, face ao resultado obtido, consigam fazer uma correcta interpretação dos mesmos, à face da área da Geologia.
Programa
0. Probabilidades e Estatística: Relevância em Geologia 1. Probabilidades 1.1. Revisões (Experiência Aleatória; Espaço de Resultados; Acontecimentos; Probabilidade; Probabilidade Condicional e Independência) 1.2. Teorema da Probabilidade Total e Teorema de Bayes 2. Variáveis Aleatórias 2.1. Definição de Variável Aleatória (V.A.) 2.2. V.A’s Discretas 2.3. V.A’s Contínuas 2.4. Parâmetros de V.A.’s 3. Distribuições Teóricas 3.1. Modelos Discretos 3.2. Modelos Contínuos 3.3 Teorema do Limite Central 4. Análise Exploratória de Dados 4.1. Noções gerais e diferentes tipos de dados (classificação de variáveis) 4.2. Análise Univariada 4.3. Análise Bi/Multivariada 5. Inferência Estatística 5.1. Noções sobre Testes de Hipóteses (paramétricos e não paramétricos) 5.2. Testes de ajustamento 5.3. Inferência sobre Valores Esperados 5.4. Inferência sobre variâncias 5.5. Inferência sobre proporções 5.6. Testes do Qui-quadrado em Tabelas de Contingência
Métodos de ensino e avaliação
A UC funciona em duas modalidades: (i) Aulas teóricas (mais expositiva); (ii) Aulas teórico-práticas (mais participativas, parte com carácter experimental). Metodologias de ensino: ME1. Expositivas (apresentação dos quadros teóricos) ME2. Participativas (resolução de exercícios e análise/discussão de casos práticos) ME3. Ativas (realização de trabalho individual/grupo) ME4. Experimentais (estudos de caso com recurso a software) ME5. Autoestudo (com o trabalho autónomo) A avaliação contínua: 1. Avaliação Intercalar (40%): Teste (15%) e estudo de caso (25%) 2. Prova Individual escrita (60%) A avaliação final: 1. Prova prática com recurso a software (25%) 2. Exame escrito (75%) A avaliação contínua requer uma assiduidade mínima de 70%. A aprovação requer 7,5 valores ou mais valores na componente 2 (avaliação contínua ou avaliação final). A equipa docente poderá convocar qualquer aluno para uma prova oral no seguimento da realização de qualquer um dos elementos de avaliação.