Disciplina Curricular
Paleontologia Paleon
Licenciatura Bolonha em Geologia - 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22
Contextos
Grupo: 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22 > 1º Ciclo > Geologia - Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Proporcionar aos estudantes conhecimentos estruturantes de base e capacidade de compreensão em Paleontologia que os habilitem a recolher informação a partir dos fósseis e das associações fossilíferas e a interpretá-la, no campo e no laboratório; torná-los aptos a transmitir informação sob a forma de documentos escritos, organizados segundo padrões científicos, capacitando-os para fundamentar as soluções que preconizam e os juízos paleontológicos e geológicos que emitirem; fornecer-lhes competências de base que lhes permitam aplicar os seus conhecimentos e a capacidade de compreensão de aspectos paleontológicos ao trabalho a desenvolver em qualquer domínio da Geologia, com profissionalismo e autonomia; capacitá-los para usar conceitos e informação tafonómica, paleobiológica e biocronológica, quer em contextos de investigação científica, quer de ensino, de educação ambiental, de divulgação científica ou de valorização e preservação da geodiversidade e do património paleontológico.
Programa
A Paleontologia como ponte entre a Geologia e a Biologia, visando abordagem integrada de temas paleo tradicionais (Paleobiologia, Tafonomia, Biocronologia) e de temas actuais transversais com importante componente paleo (Alterações Climáticas, Combustíveis Fósseis, Conservação da Geodiversidade e da Biodiversidade, etc.). Curso teórico cobrindo temas de base, desde a Origem da Vida às Extinções em Massa, passando pela História do Pensamento Paleontológico, Paleoecologia, Paleoicnologia, Biostratigrafia, Evolução, etc. Práticas centradas na observação e identificação de exemplares representativos dos diversos tipos de fósseis e de processos tafonómicos, na sala de aula e no campo. Identificação e descrição de exemplares de macrofósseis dos principais grupos de animais invertebrados (Brachiopoda, Mollusca, Echinoidea, Trilobita, etc.), de alguns vertebrados marinhos (Peixes) e terrestres (Crocodilia, Dinosauria), e de plantas (Lycophyta, Arthrophyta, etc.) do registo geológico nacional.
Métodos de ensino e avaliação
T) Aulas expositivas, mas interpelativas, com meios audiovisuais, incluindo vídeos Youtube especialmente realizados para a UC. (PL) Aulas presenciais, práticas de observação e identificação de fósseis, mediante recurso a colecções e a materiais didácticos dedicados; aula no campo de observação de fósseis e de recolha de informação in loco. Os alunos desenvolvem trabalho supervisionado, na sala de aula, e trabalho autónomo, fora dela, realizando trabalho prático escrito com base no trabalho de campo. 1) Avaliação Formativa e sumativa PL (= 50% da avaliação final) com três testes parcelares + Teste de identificação de fósseis + Trabalho escrito baseado no TC; Avaliação Sumativa (= 50% da avaliação final): Exame final teórico. Para estudantes com estatutos especiais previstos na lei: 2) Avaliação Formativa e sumativa PL (= 50% do total): Teste de identificação de fósseis + Trabalho monográfico baseado em pesquisa bibliográfica; Avaliação Sumativa (= 50% do total): Exame final teórico.