Disciplina Curricular
Hidrogeologia Hidrog
Licenciatura Bolonha em Geologia - 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22
Contextos
Grupo: 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Major em Geologia com Minor em Biologia
Período:
Grupo: 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Minor em Biologia
Período:
Grupo: 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Ramo de Geologia e Recursos Geológicos
Período:
Grupo: 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Ramo de Geologia Aplicada e do Ambiente
Período:
Grupo: 5_LGEO (4 anos) 2017/18 a 2021/22 > 1º Ciclo > Ramo OU Major OU Minor > Minor em Informática
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A água é um recurso vital para os seres vivos. Em muitas zonas do planeta a sua necessidade é superior à disponibilidade e esta diferença pode ser agravada pelas alterações climáticas. As águas subterrâneas (AS), embora naturalmente mais protegidas em qualidade e quantidade do que as superficiais requerem um cuidado conhecimento para a sua exploração sustentável. O objetivo da UC é dar formação base em Hidrogeologia e Recursos Hídricos Subterrâneos (RHS) na perspetiva da unicidade do ciclo hidrológico, desde a infiltração à emergência/captação. Os alunos deverão adquirir conhecimentos sobre as propriedades físicas das formações geológicas onde se armazenam e circulam as AS assim como das leis físicas que regem o seu movimento. Ficarão com competências para utilizar técnicas, métodos e modelos na avaliação quantitativa e qualitativa dos RHS, que os permitirão resolver problemas de captação, de escassez e de qualidade da AS para uma gestão sustentável do recurso.
Programa
Recursos hídricos às escalas da Terra, dos continentes e de Portugal. Estudo dos principais componentes do ciclo hidrológico. Balanços hidrológicos. Circulação da água em meios porosos: propriedades físicas, classificação das formações hidrogeológicas, teorema de Bernoulli, lei de Darcy e equação geral de fluxo da água. Hidráulica de captações em aquíferos livres e confinados. Características físico-químicas das águas subterrâneas, representação gráfica de análises, normas de qualidade. Poluição e contaminação das águas subterrâneas. Resolução de exercícios sobre: Precipitação; evapotranspiração potencial e real; escoamento superficial; balanços hidrológicos; lei de Darcy; escoamento em furos: cálculo de rebaixamentos e características hidráulicas das formações hidrogeológicas; interpretação e representação gráfica de análises de águas. Aulas de campo para realização de tarefas de inventário. Visita ao Laboratório de análise de fluídos por via húmida e doseamento de iões da água.
Métodos de ensino e avaliação
Teórica: Exposição e discussão dos conceitos que constam do programa com apoio de apresentações em power-point. Teórico-prática: Resolução de problemas respeitantes à matéria leccionada nas aulas teóricas de modo a que os alunos apreendam mais facilmente os conceitos. A resolução dos problemas é acompanhada de discussão sobre os temas abordados. Prática: Execução de trabalhos práticos de inventário de pontos de água e doseamento de espécies dissolvidas nas águas subterrâneas.A avaliação é realizada por dois testes parciais e/ou exame final. Como o sucesso da aprendizagem está dependente da participação das aulas os alunos só podem fazer a sua avaliação quando tenham comparecido a pelo menos 2/3 das aulas teórico/ práticas e práticas.